FUNDO SOCIAL COMPLETA A ENTREGA DOS COLCHÕES DOADOS ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS

Com as entregas efetuadas nos últimos dias, foi completada a distribuição dos mais de 330 colchões doados com destino às famílias prejudicadas pelas fortes chuvas do dia 4/2 em diversos pontos de Cubatão. Depois dos residentes no núcleo de Pilões, os beneficiados mais recentes foram os moradores do Costa Muniz e da Água Fria, que para isso foram recepcionados na sede do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS), situada no Parque Novo Anilinas.

Em grupos diários, para facilitar o atendimento, os representantes das famílias foram transportados em veículos especiais ao Anilinas, onde foram recepcionados pela equipe do Fundo Social com lanche e tiveram acesso para escolha de roupas e calçados. Após elaborada a documentação comprobatória da entrega, receberam conjuntos de alimentos e de materiais de higiene e limpeza e foram transportados de volta às suas residências junto com esses produtos e os colchões que receberam.

Assim foi na terça-feira (13), quando mais um grupo de 50 representantes de famílias da área de Pilões receberam seus produtos, com apoio dos dirigentes da Sociedade de Melhoramentos de Pilões; na quinta-feira (14), quando 11 famílias do Costa Muniz, com o auxílio do líder comunitário Edilson Ferreira da Silva (Tuka) foram atendidas pelo FSS; e novamente na sexta-feira (15), quando foi a vez dos representantes de 25 famílias moradoras na Água Fria.

Estes, acompanhados por Jane Alves, da Unidade Básica de Saúde da Água Fria, e pela assistente social Ana Carla, receberam, além de alimentos, roupas, calçados, produtos de limpeza e higiene, também água mineral, ração para cachorros e gatos e conjuntos de utensílios domésticos, doados pela comunidade nestes últimos dias.

Como foi explicado aos grupos participantes, o FSS recebeu 200 colchões doados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, além de 84 doados pela Usiminas e 50 pela empresa Yara, além de inúmeras outras doações de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza.

Trabalho que não se vê – Com apoio de voluntários – especialmente os da Cruz Vermelha Brasileira/Santos -, as doações recebidas passaram por triagem, para verificar as condições em que chegaram, a possibilidade de efetivo uso pelas famílias (com o necessário descarte de produtos inaproveitáveis), os tamanhos de roupas e calçados disponíveis, a higienização etc. O trabalho inclui o controle das doações recebidas e entregues, para as prestações de contas às entidades doadoras e ao público.

Em seguida, as doações são organizadas a partir dos cadastros elaborados pelas funcionárias da Secretaria Municipal de Assistência Social, em que constam nomes e idades dos membros de cada núcleo familiar, necessidades específicas etc. Existe ainda uma ordem de atendimento prioritário, para famílias com idosos, crianças pequenas, pessoas adoentadas etc.

“É um trabalho complexo, com a participação de muitas pessoas, inclusive em regime de plantão, mas prazeroso pela certeza de que estamos proporcionando um alívio importante para as famílias prejudicadas por situações como as inundações decorrentes das fortes chuvas”, observou a presidente do Fundo Social cubatense, Adeíza Monteiro Oliveira.

Ela destacou ainda que embora seja volumosa a quantidade de produtos doados, refletindo a solidariedade que reina entre as comunidades regionais, há necessidade de alguns produtos que nem sempre as pessoas lembram de doar, como os materiais de higiene e limpeza, as roupas para crianças pequenas e mesmo fogões e refrigeradores para substituir os que as famílias perderam com a elevação do nível das águas em suas casas. “Mesmo coisas simples, como copos, pratos e talheres descartáveis, ganham importância nesses momentos, em que as pessoas ficam impossibilitadas de cozinhar”, salientou Adeíza.

O Fundo Social de Solidariedade de Cubatão continua atendendo em suas instalações no Parque Novo Anilinas (entrada pelo final da Rua Assembleia de Deus) e pelo telefone do Disque Solidariedade – (13) 3362-0842 -, que permite também agendar a retirada de doações mais volumosas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*