Anuncio de eleição para presidente do governo da Espanha movimentará Baixada Santista

Após o resultado das eleições regionais realizadas no domingo (28), o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz, convocou eleições para dia 23 de julho. Isso muito afeta a comunidade espanhola no exterior que, pela primeira vez em décadas, voltará a exercer o direito de votar sem ter que solicitar o voto.  Na Baixada Santista estima-se cerca de 20 mil espanhóis , lembrando que pela constituição espanhola não há diferença entre espanhol nato e os que adquiriram a nacionalidade mesmo tendo nascido em outro local. Esta população será decisiva neste pleito.

Até a última eleição os espanhóis residentes no exterior tinham um sistema mais burocrático de votação, chamado de “voto rogado”, isso agora foi simplificado e a partir de agora, o voto e documentação  chegarão para todos no endereço registrado no consulado e também haverá a possibilidade de acessar os documentos pela internet, assim facilitando a participação dos espanhóis residentes no exterior e acabando com a distinção que estava ocorrendo entre os residentes em solo espanhol e os que estão fora.

Essa conquista é uma conquista de anos de luta do Conselho de Residentes Espanhóis, que tem sete representantes da Baixada Santista e conta ainda com dois representantes no Conselho Geral da Cidadania Espanhola no Exterior na Espanha, que defendem os interesses dos espanhóis de todo o Brasil junto à Espanha, levando as demandas necessárias para os residentes neste país.

“Foi uma vitória para nós que vivemos no exterior, porém foi só o primeiro passo, agora precisamos mostrar a força que temos votando nas eleições, sendo atuantes, pois só assim poderemos seguir buscando uma ampliação na nacionalidade espanhola, bolsas de estudos e tantos outros direitos que temos como cidadãos. Como sempre ressalto, queremos os direitos, mas temos que cumprir com os deveres, por isso temos que informar e fazer com que tenhamos uma participação alta.” Disse Amanda Barrio, conselheira representante do Brasil na Espanha.

“Agora foi realizada a convocação de eleição, em breve serão divulgadas as informações de como será de fato a eleição, estamos lutando para que o Consulado Honorário em Santos seja um ponto de votação pois somos o segundo maior colégio eleitoral da jurisdição de São Paulo e nossa colônia é extremamente atuante. Além disso daremos todas as informações nas redes sociais das entidades espanholas e faremos plantões de atendimento para sanar dúvidas. Por isso pedimos a todos que fiquem atentos para não perder prazo e participar” complementou Carlos Fernandez Presidente do Conselho de Residentes Espanhóis jurisdição São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*