Totens de segurança de São Vicente foram derrubados por ação criminosa

Os totens de segurança instalados na Avenida Quarentenário, em frente à Lagoa, e também na caixa d’água do Parque Continental, na Área Continental, foram alvos de ação criminosa na manhã nesta terça-feira (12).

O que aparentemente parecia ser apenas um acidente de trânsito, evidenciou um ato proposital com as informações obtidas pela empresa de coleta de lixo na Cidade, Terracom, e a análise das imagens captadas pelo totem derrubado.

“O trabalho está incomodando! Sinal que estamos no caminho. Hoje, infelizmente, tivemos dois ataques criminosos aos nossos novos equipamentos de segurança: os totens de monitoramento. Lembro a todos que eles ainda não estavam em funcionamento. Com isso, três já foram atacados dentro de uma semana. A polícia está apurando os casos. Falo para vocês, nós vamos fazer São Vicente ser uma Cidade mais segura, onde as famílias possam viver melhor. Não seremos intimidados. Só queremos a paz!”, afirmou o prefeito Kayo Amado.

Segundo a empresa Terracom, os motoristas da frota teriam sido ameaçados por arma de fogo e obrigados a conduzir os veículos em direção ao equipamento, derrubando-os e danificando-os. Tanto a concessionária, quanto a Prefeitura, registraram Boletim de Ocorrência, e as autoridades policiais já investigam os fatos.

A empresa Helper, responsável pela instalação e operação dos totens de segurança, está tomando as devidas providências para a remoção dos totens danificados e a instalação de novos equipamentos o mais breve possível, sem custos para a Administração Municipal, já que este serviço está previsto em contrato de locação.

Totens de Segurança

A instalação de totens de segurança é uma iniciativa pioneira na Baixada Santista.

O objetivo é fazer com que a Cidade avance na questão de monitoramento e, assim, moradores e turistas sintam-se mais seguros.

Foram instalados 30 totens em pontos estratégicos. Os equipamentos possuem câmeras Speed Dome com leitor de placa OCR (Optical Character Recognition), com reconhecimento óptico de caracteres, instaladas para a identificação de veículos, que permitem monitorar e analisar imagens instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, placas clonadas, e muito mais.

Os totens ainda dispõem de câmeras com visão de 360° e alcance de até dois quilômetros, comunicador de alta intensidade, blindagem, sensor de vandalismo, alto-falantes com mensagens de áudio para campanhas educativas, entre outros.

É importante ressaltar que os totens também possibilitarão controlar o acesso de carros clandestinos, que promovem o descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC) e de veículos que entram na Cidade para abandonar pessoas em situação de rua.

São equipamentos capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco, alertando a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, e os agentes de Trânsito, que estarão acompanhando as imagens 24 horas por dia, no Centro de Controle Operacional (CCO), algo inédito em São Vicente.

Essa tecnologia é utilizada em grandes cidades e contribui para melhorar a gestão da segurança pública urbana.

Entre suas funcionalidades, os totens possuem um botão de emergência (botão de pânico) para ser acionado pela população em casos de urgência. Neste caso, as pessoas poderão falar diretamente com o operador da central.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*