Projeto Areia Viva garante prêmio ambiental internacional para Guarujá

Na cerimônia que oficializou o 13° selo internacional de qualidade Bandeira Azul à Praia do Tombo, Guarujá conquistou também um segundo reconhecimento significativo: o 1º lugar no Concurso de Melhores Práticas Ambientais 2022, com o projeto Areia Viva, que monitora a qualidade sanitária da areia de 10 praias da Cidade. As boas notícias foram anunciadas no Rio de Janeiro pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) com origem na Dinamarca, responsável pelas certificações em todo o mundo.

Agora, Guarujá possui não apenas a praia mais antiga da América do Sul em cerificações Bandeira Azul consecutivas, como também o único título em território brasileiro por uma iniciativa inovadora, deixando para trás quase 60 praias Bandeira Azul em países como a Colômbia, Argentina, Chile e África do Sul. Isso porque o Projeto Areia Viva une Parceria Público Privada (PPP) que envolve a Prefeitura, universitários e a comunidade, visando o monitoramento da qualidade de 10 das 27 faixas de areia do Município até dezembro de 2024.

O resultado faz o prefeito Válter Suman enxergar um novo momento de Guarujá e suas políticas voltadas à sustentabilidade. “O Bandeira Azul é um projeto reconhecido no mundo inteiro e muito ligado à temática turística, que Guarujá começou a desenvolver há 13 anos e vem mantendo desde então. Agora, com o projeto Areia Viva, Guarujá reinventa o Bandeira Azul, com uma roupagem também de educação ambiental, o que reforça o trabalho de sucesso desenvolvido no setor”, ressalta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*