Programas de Residência Médica e Multiprofissional de Praia Grande formam 46 alunos

Município supera a marca de 200 especialistas em Saúde da Família formados na Cidade

Praia Grande celebrou a formatura de 46 alunos dos Programas de  Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade  de Praia Grande, nesta segunda-feira (26), no Auditório Jornalista  Roberto Marinho, no Bairro Mirim. O evento reforça o cuidado e o  investimento realizado pelo Município na Saúde, proporcionando uma  infraestrutura modelo que atrai e forma profissionais de destaque,  gerando um atendimento cada vez mais qualificado para a população.

Em 2024 concluíram a especialização 23 médicos pela 7ª Turma da  Residência Médica, e nove cirurgiões-dentistas, oito enfermeiros,  quatro fisioterapeutas e dois psicólogos pela 6ª turma da  Multiprofissional. Com esse número, Praia Grande supera a marca de 200  profissionais especializados em Saúde da Família na Cidade desde o  início da Residência Médica, em 2016, e da Multiprofissional, em 2017.

Os programas de residência praia-grandenses são referência para  profissionais de todo o Brasil. É o caso da médica Amanda Schaffner,  29 anos, que saiu da capital São Paulo especialmente para fazer a  especialização em Praia Grande. “É um sentimento muito grande de  realização, pois sonhei muito com essa especialização em Saúde da  Família. Aqui aprendemos muito, pois Praia Grande tem uma estrutura  muito boa na Atenção Primária. É uma cidade muito organizada, que tem  tudo para fornecer aos seus pacientes”, afirma.

A enfermeira Isabelle de Holanda Santos, 23 anos, destacou que sua  especialização na Residência Multiprofissional foi bastante  enriquecedora não só pela estrutura, mas também pelo envolvimento dos  profissionais da rede. “Foram dois anos de muito crescimento, tanto  pessoal quanto profissional, a residência dá muita segurança  profissionalmente falando. E o fato dos preceptores estarem com a  gente nesse período faz a gente crescer muito. Aprendi aqui que saúde  não se faz sozinho, na Atenção Primária temos que trabalhar em equipe,  contar com um time multiprofissional, ter um bom relacionamento com os  colegas e, no caso do enfermeiro, também liderar”, conta.

Presente na cerimônia, a prefeita Raquel Chini destacou o serviço de  referência em saúde que permite que a Cidade tenha dois programas de  residência mesmo sem possuir uma universidade no Município. “O nosso  programa de residência é de ponta, não vemos em nenhum município  vizinho um programa que conta com toda essa estrutura de Usafas e toda  essa complexa rede de saúde. Uma cidade que não tem uma faculdade tem  um programa de residência dessa qualidade. E a gente segue correndo em  busca de um hospital-escola, de uma universidade para o Município”,  declara.

Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde  graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em  Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de  ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da  Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e  Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da  população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos  que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando  profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e  também no âmbito Multiprofissional.

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de  Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá  foram formados 216 profissionais. São 101 médicos, 46 dentistas, 44  enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 11 psicólogos. E cada vez mais  profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande,  referência em Atenção Primária e na formação de residentes.

Saúde da Família – A Saúde da Família é uma especialidade que presta  assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as  fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação  para a comunidade. O atendimento não acontece apenas quando existe um  problema de saúde, o profissional também é responsável por realizar  trabalho de prevenção, cura e reabilitação.

Para se ter uma ideia da importância dessa especialidade para a saúde  pública, uma equipe de saúde da família bem formada resolve de 75 a  85% dos problemas trazidos pela comunidade.

Atenção Primária – O setor de Atenção Primária de Praia Grande dispõe  de 30 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os  pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura com  cobertura de 100% da população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*