Prefeitura de Cubatão e Senac firmam parceria e oferecem cursos profissionalizantes gratuitos a famílias beneficiadas por projetos habitacionais

A Prefeitura de Cubatão assinou nesta quarta (21), termo de parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos a famílias beneficiadas por programas habitacionais na Vila Esperança, Mantiqueira, Pilões e Vila Noel. Serão oferecidos 21 cursos diferentes, com 42 turmas e cerca de 1.000 pessoas poderão ser formadas. A assinatura do documento aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

“Fico muito feliz porque essa ação repensa o modelo de implantação de projetos habitacionais e podemos dizer que Cubatão já é referência nesse sentido. Motivamos essa transformação não apenas no local de morada de cada um, mas no ser humano em sua integralidade. Com essa iniciativa, que pensa o desenvolvimento socioeconômico das famílias contempladas, serão oferecidos cursos profissionalizantes, proporcionando capacitação e sobretudo geração de renda para as comunidades”, comemorou o prefeito César Nascimento.

A vice-prefeita e secretária de Habitação Andrea Castro informou que os cursos integram o trabalho social realizado pela Sehab junto às famílias, conforme estabelecido nas Portarias 464/2018 e 21/2014 do Ministério das Cidades. Segundo ela, a iniciativa reforça a importância de unir políticas habitacionais a estratégias de capacitação e geração de renda.

“Todos os cursos oferecidos aqui são fruto de pesquisa realizada nas próprias comunidades; os moradores opinaram sobre as competências que entendiam ser importantes, sempre antenados com o mercado de trabalho. Nossa ideia é que, além da qualificação com o Senac, os participantes também contem futuramente com assessoria do Sebrae, parceria essa que ainda será firmada, para que os contemplados avancem na gestão do negócio e da carreira. Assim, geramos um ciclo positivo de desenvolvimento e autonomia para os cidadãos”, afirmou Andrea Castro.

A secretária informou ainda que a ideia é que no futuro a Prefeitura realize novas parcerias com outras entidades, possibilitando aos participantes a abertura de crédito para constituir capital inicial e compra de equipamentos. “Assim, fortalecemos por completo a autonomia financeira dessas comunidades, permitindo que ingressem de forma mais competitiva no mercado de trabalho”, finalizou a secretária.

O Senac Santos-Bertioga, reconhecido nacionalmente pela excelência na formação profissional, será responsável pela condução dos cursos, que abordarão diferentes áreas de atuação, como tecnologia da informação, beleza, gastronomia, gestão e negócios. Além do aprendizado técnico, os participantes terão acesso a conteúdos voltados para empreendedorismo, orientação de carreira e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Bruno Sarkis Lobo Viana, coordenador de cursos de Senac Santos-Bertioga, informou que serão 21 cursos no total (veja lista abaixo), 1.824 horas de atividades práticas e teóricas, e temas que possuem alta aceitação e taxa de empregabilidade, algumas passando de 80%, como  logística, por exemplo. Importante também destacar que as aulas serão oferecidas nos próprios territórios. “Relevante entender que por mais  que o Senac possua política de bolsas abrangente, o fato de atender a comunidade por meio da Prefeitura permite que estejamos próximos a essas pessoas que, por uma questão de mobilidade, não conseguiriam ter acesso aos cursos regulares. As atividades acontecerão nas próprias comunidades”, disse Bruno. O processo ainda está em fase de finalização, mas os cursos devem ser realizados em escolas, próprios públicos, associações de bairros, entre outros.

Assim que as inscrições estiverem abertas, a Sehab informará às comunidades selecionadas e por meio da página oficial da Prefeitura: www.cubatao.sp.gov.br . A previsão é de que as aulas tenham início na segunda quinzena de junho. Confira a lista de cursos que serão oferecidos nessa parceria:

marketing digital em redes sociais e e-commerce

fotografia para redes sociais

oficina de fotografia móbile

montagem e manutenção de computadores

produção de vídeo para mídias sociais

informática básica – sistema operacional windows e pacote office

introdução à animação digital

jogos digitais

técnicas de atendimento em portaria e controle de acesso

práticas administrativas em escritório

unhas artísticas

rotinas básicas de logística

formação de garçom

técnicas básicas em cozinha

salgadinho para festa

técnicas básicas de corte de cabelo feminino

técnicas básicas de corte de cabelo masculino

docinho para festa – doces em massa e cristalizados

técnicas básicas de maquiagem

produção de artesanato

confecção de bijuterias.

Programas habitacionais em Cubatão – A Prefeitura Municipal destaca as ações habitacionais que oferecem moradia digna às pessoas, eliminando riscos de morar, e que visam ao congelamento das invasões, especialmente nas áreas de proteção ambiental e manguezais. Destacam-se as obras de urbanização realizadas pelo Governo Municipal em parceria com outros entes federativos, considerada pela Prefeitura uma das maiores da América Latina por conta do número de pessoas que irá atingir e com o objetivo de, dentro de 10 anos, zerar o déficit habitacional da cidade. Atualmente, Cubatão é a cidade do Estado de São Paulo que possui maior número de unidades habitacionais sendo construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

A urbanização da Vila Esperança vai impactar diretamente a vida de pelo menos 20 mil pessoas, com a construção de unidades habitacionais, escolas e uma Via Ecológica Perimetral com 9 km de extensão que delimita a área de invasão, funcionando como um bloqueio de invasão ao mangue, e traz mobilidade à comunidade. São 1.010 unidades habitacionais que serão entregues na localidade, eliminando de vez as palafitas do bairro. Cerca de 130 famílias que hoje vivem no Morro da Mantiqueira serão realocadas para conjunto habitacional que está sendo finalizado no Jardim São Francisco. Há ainda as famílias da Vila Noel e parte dos Pilões que também serão contempladas por unidades habitacionais de interesse social em outros empreendimentos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*