Prefeito Alberto Mourão entrega nova base descentralizada do SAMU

A nova base descentralizada do SAMU, localizada no Bairro Boqueirão, foi inaugurada . O equipamento foi construído em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce, com entrada pela Rua Dair Borges. O local é considerado estratégico por especialistas da área, por colaborar para a diminuição do tempo de resposta entre o chamado e a chegada da viatura.

A nova Base do Samu tem área total de 356 metros quadrados, sendo que, deste total, 108 metros quadrados são de área construída. O espaço possui modernas e confortáveis instalações. Um dos destaques fica por conta da sala de rádio controle, destinada à comunicação e recebimento dos chamados atendidos pelas ambulâncias. “Nosso principal objetivo é atender a urgência e emergência com maior eficácia. Entregamos recentemente dez novas ambulâncias e agora com essa nova base, o serviço ficará muito mais eficiente. E para melhorar ainda mais, lutamos para que a coordenação do Samu, hoje sediada em Itanhaém, venha para Praia Grande. Somos a cidade mais estruturada para assumir esse serviço”, disse o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Ele explicou ainda que a unidade está totalmente estruturada com dormitórios para o repouso das equipes, banheiros e vestiários masculino e feminino, área de estar, copa, almoxarifado e espaço para higienização de macas. Além disso, uma rampa destinada à limpeza das ambulâncias também foi construída e faz parte dos equipamentos disponíveis.

As outras duas bases do SAMU na Cidade estão sediadas na Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº (no PS Quietude) e na Avenida Marginal, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Samambaia (acoplada a UPA).Entrega de Equipamentos- Durante a mesma solenidade, foram entregues, aproximadamente, 500 equipamentos ao Complexo Hospitalar Irmã Dulce, como, por exemplo, camas hospitalares, macas, tomógrafos de última geração, equipamentos cirúrgicos, ventiladores, televisores, entre outros. “Esses equipamentos vão dar ainda mais segurança aos profissionais da saúde. Com os novos equipamentos, teremos diagnósticos mais precisos, maior eficácia nos tratamentos, cirurgias, além do conforto dos pacientes atendidos no Complexo”, comentou o secretário de Saúde de Praia Grande (Sesap), Cleber Suckow Nogueira.

Para Mário Monteiro, superintendente da SPDM (Associação Paulista de Desenvolvimento à Medicina), gestora do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, a chegada desses equipamentos acontece em momento adequado. “Os investimentos vêm ao encontro das expectativas da instituição no sentido de uma renovação do parque tecnológico de todo o Complexo, isso acarreta diretamente na melhoria da qualidade de atendimento e conforto dos pacientes”.

Nefro-PG- O titular da Sesap mencionou ainda a entrega de 10 novas cadeiras de hemodiálise para o Nefro-PG (Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e terapia Substitutiva de Praia Grande) o que possibilitará a abertura de um terceiro turno de hemodiálise para pacientes de toda a região. “O equipamento já atende mais de 200 pacientes de toda a Baixada Santista e agora poderemos abrir ainda mais o serviço, beneficiando Praia Grande e as outras cidades da região. Já nos próximos meses, o terceiro turno de hemodiálise será aberto na Unidade”.

Cirurgias Eletivas- Na ocasião, Mourão anunciou ainda um mutirão de cirurgias eletivas (não emergenciais) que, incialmente serão realizadas no Hospital Municipal Irmã Dulce em horários alternativos, de maneira a não comprometer as cirurgias e procedimentos já realizados na rotina da instituição. “Já estamos em contato também com outra instituição, com o objetivo de agilizar os procedimentos e equilibrar as filas”, disse o prefeito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*