Pesquisa Badra vai revelar intenção de voto do eleitor da Baixada Santista nesta sexta- feira (10)

É o terceiro levantamento, de mesma natureza, que o instituto realiza desde janeiro, inclusive com registro junto ao sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Faltando pouco mais de três meses para as eleições gerais no Brasil, que ocorrem em 2 de outubro, a Badra Comunicação realiza uma nova rodada de pesquisa de intenção de voto, tendo como área de abrangência a Baixada Santista, para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

 O objetivo é identificar a tendência de voto do morador-eleitor da Região.

O instrumento de coleta de dados (questionário) conta com perguntas abertas e fechadas, espontâneas e estimuladas, permitindo respostas dos entrevistados “puxadas” da lembrança, bem como a partir da provocação dos entrevistadores, que apresentam discos de pesquisa com elencos de nomes, para cada cargo.

Os nomes que compõem os discos foram definidos a partir de um conjunto de critérios estabelecido pela equipe técnica do instituto e que leva em consideração, por exemplo, o fato do  pré-candidato disputar a reeleição, para o mesmo cargo ou algum outro; seu desempenho eleitoral em 2018 e 2020; o equilíbrio de representação, no disco, das diferentes correntes políticas; a percepção pública de que a pré-candidatura de fato está colocada; entre outros.

Segundo Célio Ricardo Silva da Costa, diretor-presidente da Badra Comunicação, a proposição de um conjunto de nomes, ainda que de forma limitada, para a disputa proporcional, tem por condão sentir a tendência de voto, junto ao eleitorado, em relação a nomes que acabam tendo e se apresentando com maior densidade eleitoral, ainda que a lógica da eleição proporcional não garanta a conquista de mandato por candidatos, por vezes, bem votados. “Mas é plenamente possível sentir e identificar quem está no raio de visualização e até no foco do eleitorado”, argumenta. Esse tipo de levantamento, destaque-se, só é possível de ser realizado até a data de início do registro das candidaturas. Daí para frente, de modo estimulado, só contemplando o nome de todos os candidatos com registro da candidatura, o que torna a consulta inviável.

O levantamento do instituto Badra tem amostra de 1.060 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os números BR-06832/2022 e SP-08480/2022. A amostra, representativa do universo (eleitorado da Baixada Santista – TSE-Abr/2022), leva em consideração a proporção dos eleitores por município, gênero, faixa etária, escolaridade e renda. O instituto colhe, ainda, dados como religião e ocupação dos entrevistados.

PARA TER ACESSO AOS RESULTADOS

A Badra Comunicação vai disponibilizar a partir das 20h da próxima sexta-feira, dia 10, em sua página na internet, o caderno de resultados com a intenção de voto espontânea  e estimulada para cada cargo. O caderno mais completo, e que inclui os quadros de tabulação com os resultados a partir das variáveis de controle, estará disponível a partir de segunda-feira, dia 13, no mesmo endereço eletrônico: www.badracomunicacao.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*