Construtora do Litoral Paulista está entre as 5% do Brasil que usam tecnologia de modelagem 3D de edifícios

Construtora e Incorporadora Talenco é a primeira na Baixada Santista a usar o BIM (Building Information Modeling), sistema de modelagem virtual de edificações e instalações que permite criar digitalmente modelos completos de um empreendimento

Quando imaginamos o projeto de construção de um prédio, visualizamos plantas  de imóvel no papel, com medidas e listas de materiais. E se o engenheiro pudesse visualizar o prédio pronto, em seu computador, contando com todas as medidas corretas, toda parte hidráulica e elétrica, com materiais, texturas e afins? Essa tecnologia existe e se chama BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção, em português), a qual é um dos diferenciais que a construtora Talenco traz para Praia Grande, a única a utilizar o sistema de ponta na Baixada Santista.

O BIM é um conjunto de tecnologias e processos no qual vários tipos de profissionais que fazem parte do desenvolvimento possam projetar, construir e operar uma edificação ou instalação de forma colaborativa. Ele é um sistema onde esse profissional pode usar várias ferramentas como TQS, Revit, Archicad, entre outras, para inserir, ler ou editar as informações inseridas no modelo. Em outras palavras, é um conjunto de dados das áreas do projeto que devem trocar informações por meio de um arquivo chamado IFC.

Segundo um dos sócios da Talenco, o engenheiro civil Fábio Moraes, apenas 5% das construtoras no Brasil utilizam o BIM no desenvolvimento de seus projetos.

Talenco é a única construtora a usar esta tecnologia de ponta na Baixada Santista. (Foto: Arquivo pessoal)

Ter mais controle dos processos, medidas de todos os elementos da construção, desde colunas a objetos maiores, valores e a possibilidade de manusear os elementos virtualmente, e ainda assim obter números precisos, são alguns dos benefícios que essa tecnologia oferece.

“Na prática, o BIM é uma ferramenta de operações de design multidimensional, para criação e construção, em que os profissionais planejam modelos 3D virtuais, inserindo todas as partes estruturais do projeto. Assim, planeja-se o ‘esqueleto’ da obra, podendo inserir até as áreas de sistemas elétrico e hidráulico. É uma forma do projeto ser bem executado desde o início, com todos os seus detalhes”, ressalta o engenheiro.

Inovação e exclusividade

Fundada em 2017 pelos profissionais paulistanos Fábio Moraes e Hugo Guimarães, a Talenco tem o município de Praia Grande como sede. O constante desenvolvimento da infraestrutura da cidade, com obras de revitalização e construção de shoppings e hospitais foram os atrativos para os sócios, que enxergaram na cidade um local com potencial para explorarem seus conhecimentos. Praia Grande é a cidade que registrou o maior volume de lançamento de imóveis residenciais no 2º trimestre de 2021, segundo o estudo do Mercado Imobiliário do Secovi (Sindicato da Habitação) da Baixada Santista.

Em meio a tanta competitividade no mercado, a Talenco propõe fazer o diferente, trazendo construções com conceitos arquitetônicos exclusivos e alta tecnologia envolvida. Além disso, os empreendimentos estão situados no Canto do Forte, bairro nobre da cidade e o qual é bem próximo a centros comerciais, como o do bairro Boqueirão, com escolas e toda a infraestrutura necessária.

Outro ponto que a empresa tem como valor é a sustentabilidade. “Buscamos evitar o desperdício fazendo reaproveitamento de material, reuso de água, utilizamos equipamentos e acessórios de plástico e metálicos em vez de madeira, sempre viabilizando soluções sustentáveis de energia”, afirma Fábio Moraes.

Todos esses diferenciais podem ser constatados nos residenciais Colline 898 e Arbo Haus, que estão em construção. O primeiro fica localizado na região próxima à mata e ao mar, no Canto do Forte, com dez andares e opções de apartamentos 45 e 70m², trazendo características sustentáveis, com o uso de ventilação e iluminação naturais no banheiro e captação de água da chuva para utilização nas descargas das bacias.

O empreendimento Arbo Haus, também no Canto do Forte, fica a 350 metros da praia e possui 11 andares e vista para o parque ecológico Xixová. Seu projeto de design de interiores, assinado pela empresa Decorafit  combina tons de madeira e verde, fazendo do empreendimento uma extensão do meio onde está situado e vice-versa.

Este moodboard (espécie de conjunto de referências) é, inclusive, uma das marcas registradas da Talenco. “Privilegiamos por uma arquitetura moderna e também em conceito industrial, com cores e texturas que trazem muito verde, tons de concreto e madeira. Acreditamos que todos esses detalhes nos permitem oferecer empreendimentos cada vez mais bem elaborados e que realmente atendam às expectativas do público que já mora na Baixada Santista ou que está migrando para cá”, finaliza Moraes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*