Paulo Alexandre detalha Túnel Santos-Guarujá e discursa sobre os desafios do setor portuário e aeroportuário em encontro promovido pelo Lide

Paulo Alexandre compartilhou insights valiosos sobre as perspectivas e iniciativas em andamento em relação a temas como a ligação seca entre as margens do Porto de Santos e o projeto do Parque Valongo, além de ter discorrido sobre a criação da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e do Instituto Brasileiro de Infraestrutura

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) palestrou sobre “Os Desafios do Setor Portuário e Aeroportuário no Congresso Nacional” durante o encontro LIDE Litoral Paulista – Portos e Aeroportos, realizado na manhã desta segunda-feira (25) no auditório do Parque Tecnológico de Santos.

Compartilhando informações relevantes sobre as perspectivas e iniciativas em andamento, o deputado abordou temas de extrema importância para o crescimento não só da Baixada Santista, mas de todo o País, como o Túnel Santos-Guarujá, que além de facilitar o transporte entre as duas cidades, ainda liberará o canal de um dos maiores portos da América Latina, permitindo que a atividade do Porto de Santos avance cada vez mais.

O parlamentar também discorreu sobre o projeto Parque Valongo e a criação da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) e do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).

Este último idealizado para amparar, divulgar e oferecer suporte técnico às frente parlamentares no Congresso Nacional sobre as principais questões relacionadas aos setores portuário, aeroportuário e de infraestrutura.

“Meu primeiro ato como deputado foi criar dois projetos essenciais: a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) e a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS). Ambas foram aprovadas e agora estão participando e gerando importantes discussões no cenário federal”, disse Alexandre, explicando que o Congresso permite que essas frentes tenham apoio do setor privado, para que possam ter uma boa estrutura de trabalho e auxiliem em temas de destaque em Brasília. “E foi o que nós fizemos, criamos o IBI para apoiar o trabalho da FPPA e da FPLS”, completou o deputado.

O engenheiro, empresário e presidente do LIDE Litoral Paulista, Jarbas Vieira Marques Jr., apontou com otimismo os avanços e investimentos no desenvolvimento dos setores portuário, aeroportuário e de infraestrutura da Região. “O projeto do túnel é fantástico, assim como a revitalização do Centro de Santos, com o Parque Valongo, algo que era realmente necessário. A Região está vivendo um momento único, então temos que aproveitar essa etapa e todas as oportunidades que estão surgindo. Vejo, no deputado Paulo Alexandre, uma dedicação, uma paixão, uma entrega pela Baixada Santista muito grande. E quando ele faz isso pela Região, no fim acaba fazendo pelo Brasil. Se você tem um Porto mais eficiente aqui, o Brasil tem importação e exportação mais eficientes. Então, acho que o Paulo tem sido realmente uma grande liderança e não só regional, mas ele passa por essa visibilidade nacional também”, destacou.

O diretor executivo da Elus Engenharia e Consultoria, Eduardo Lustoza, também destacou a atuação do parlamentar e falou da importante relação que está sendo promovida entre o Porto e a Cidade. “A relação Porto-Cidade é uma dívida antiga, até porque os Governos do Estado e Federal levavam tudo o que era arrecadado no Porto e o retorno é insuficiente para desenvolver a infraestrutura necessária, a modernização que o porto exige. Então nós estamos em um momento de muita alegria, com o Ministro de Portos e Aeroportos falando em investimento de R$ 20 bilhões; com o deputado Paulo Alexandre como um dos principais articuladores disso tudo; com o IBI, que é invejável porque nós temos muito o que desenvolver na infraestrutura; com o Parque Valongo nessa integração, transformando aquela área no primeiro parque waterfront, com área gastronômica, é uma chance de revitalização do nosso Centro”, expressou.

As frentes parlamentares criadas por Barbosa visam destacar questões críticas e promover políticas que impulsionem o crescimento e a eficiência nos setores de portos e aeroportos.

“A integração portuária e aeroportuária são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de nossa Região”, afirmou Alexandre. “Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto, setor público e privado, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades para fortalecer nossa infraestrutura e impulsionar o crescimento regional e do País”, disse.

Em sua apresentação, PAB ainda detalhou as próximas etapas do projeto do Túnel Santos-Guarujá, citando as audiências públicas, que acontecem  entre o próximo mês de abril e maio, e a licitação da obra, prevista para ser lançada entre o final deste ano e o início de 2025. “É uma agenda concreta, que aproxima cada vez mais esse sonho da realidade”, afirmou.

Durante o evento, foram discutidas várias iniciativas e desafios específicos enfrentados pelo setor portuário e aeroportuário. O deputado enfatizou a importância do aprofundamento do Canal do Porto e a necessidade de melhorar a eficiência dos centros portuários para garantir o crescimento econômico sustentável. Ele também destacou os investimentos em andamento no setor aeroportuário, incluindo o anúncio de um investimento de R$ 2 bilhões na ampliação do Aeroporto de Congonhas, que será realizado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Um dos pontos cruciais da apresentação foi o compromisso com a ampliação das rotas regionais, com destaque para os voos inaugurais entre Guarujá e Rio de Janeiro, e Guarujá e Brasília, firmados pela Azul. Essas rotas representam um marco importante para a conectividade aérea da região e são parte de um esforço mais amplo para promover o desenvolvimento econômico e turístico da Baixada Santista, demandas frequentemente tratadas por Paulo Alexandre em agendas na Capital do País.

O trabalho do deputado federal em Brasília, principalmente aquele relacionado à atividade dos portos, foi um dos pontos destacados pelo Secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi. “Seus incansáveis esforços em assegurar recursos e apoio político para iniciativas locais ressaltam a relevância estratégica do nosso porto no panorama nacional. A sinergia entre Porto e Cidade se reflete na implementação do Parque Valongo, um marco na revitalização portuária brasileira, que não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também fomenta a integração social e cultural, elevando o Porto e a cidade de Santos a patamares cada vez mais altos.”, disse.

Com a participação de empresários e autoridades da Cidade, o Encontro LIDE Litoral Paulista – Portos e Aeroportos foi uma demonstração clara do compromisso das partes interessadas em impulsionar o desenvolvimento do setor portuário e aeroportuário. Espera-se que as discussões e parcerias estabelecidas durante o evento continuem a gerar impactos positivos para a região e para o país como um todo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*