José Manoel e Valter Batista lançam uma declaração de amor ao Guarujá

Evento acontece no dia 28 no Delphin Hotel

Uma declaração de amor ao Guarujá. Esse é o tema principal do livro “Entre desafios e esperanças: um horizonte inclusivo para o Guarujá”, nova obra do engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves. É a 13ª publicação dele, mas dessa vez em parceria com o professor Valter Batista. O lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 20 horas, no Delphin Beach Hotel, em Guarujá.

Com o enfoque na transformação urbana,o livro projeta uma governança equitativa. A ativa colaboração do movimento AguaViva e a visão conjunta do  Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) são essenciais nessa trajetória. Esse envolvimento coletivo sinaliza o amanhecer de uma era marcada pela justiça e igualdade. A obra destaca também  iniciativas nas principais áreas que atingem o dia a dia das pessoas. “Essa obra foi gestada por numerosas mãos, que se pretende um tratado teórico, mas se arvora um guia prático capaz de orientar qualquer gestor público bem-intencionado a liderar Guarujá de forma inclusiva. Ademais, este documento configura-se também como minha carta de intenções, enquanto aguardamos a conclusão do nosso Plano de Governo, que ainda será discutido e rediscutido pelo partido durante o período eleitoral”, diz José Manoel, que é pré-candidato a prefeito da Cidade. Valter Batista é pré-candidato a vereador nas eleições de outubro.

“Eu me apresento com o coração aberto e a alma repleta de esperança. Trago comigo um compromisso firme e inabalável: construir, em conjunto com cada cidadão guarujaense, uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável.Tenho percorrido os bairros, conversado com os moradores e ouvido suas histórias. São relatos de luta, de esperança e, muitas vezes, de desilusão. A desigualdade que marca Guarujá é uma ferida aberta, que precisa ser curada com urgência. Enquanto a beleza da orla encanta turistas e visitantes, as periferias clamam por atenção. Falta infraestrutura básica, faltam oportunidades, falta o reconhecimento da dignidade de seus habitantes.

Essa realidade precisa mudar, e eu me comprometo a ser um agente dessa transformação, temos uma equipe de excelência e propostas concretas “, destacou José Manoel que também é advogado e jornalista.

O engenheiro lembrou que todas decisões serão tomadas de forma transparente e com a inclusão da comunidade em todas as etapas do processo. “Guarujá tem um enorme potencial para se tornar uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Com o compromisso de todos, podemos construir um futuro em que a justiça social, a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente sejam realidade. Vamos construir juntos a Guarujá que sonhamos!

Quem é José Manoel Ferreira Gonçalves

Engenheiro civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero; bacharel em Direito pela Universidade Santa Cecília; e cientista político pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Com Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, ele também detém um Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá e especializações em Geoprocessamento e Transportes e Meio Ambiente pelas universidades Federal do Rio de Janeiro e Lisboa, respectivamente.

Fundador e presidente da ONG FerroFrente e da Associação Guarujá Viva, José Manoel é um defensor intransigente das ferrovias e do desenvolvimento sustentável. Desenvolveu o Portal SOS Planeta e integra conselhos voltados à engenharia e mobilidade urbana focada na democracia e sustentabilidade.

Como escritor, José Manoel tem publicações abrangendo suas especialidades, incluindo o papel das ferrovias no sistema de transportes e crônicas sobre a política do Guarujá. Atuou como professor, reportou para a Jovem Pan e desempenhou papéis relevantes na UNIP, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e entidades de engenharia, arquitetura e agronomia, reforçando seu compromisso com a educação e o meio ambiente.

Quem é Valter Batista de Souza

Com Licenciatura em Estudos Sociais e Geografia pelo Centro Universitário Don Domênico em Guarujá, SP, Valter também é especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em Gestão Escolar e em Neurologia e Psicopedagogia pelo INE. Atualmente, avança em sua formação como Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University na Flórida, EUA. Na esfera educacional, Valter é um dedicado docente, ocupando dois cargos concursados pela

Prefeitura de Guarujá e atuando igualmente no setor privado. Com uma carreira diversificada que já o levou a atuar como garçom, industriário, DJ, bancário e trabalhador no setor hoteleiro, ele também se destacou como Diretor da Faculdade do Guarujá e como Secretário de Turismo da mesma cidade.

Sua participação ativa no Movimento Estudantil incluiu a presidência do Diretório Acadêmico do Centro Universitário Don Domênico e a vice-presidência da União Estadual dos Estudantes de São Paulo. Além disso, é sócio-fundador de organizações de promoção turística e mantém um papel ativo em diversos conselhos municipais, incluindo FUNDEB, Turismo, Cultura, Educação, Defesa da Pessoa Idosa e na Comissão de Desenvolvimento Funcional do Magistério. Atualmente, também é Conselheiro de Administração e 1º Secretário da Guarujá Previdência.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*