Instituto Badra de pesquisas faz provocação ao eleitor

Sugestão é para que as pessoas comparem os números do levantamento autoral que será divulgado amanhã, dia 30, com o resultado das urnas, no domingo, dia 2

Dá ou não para acreditar no resultado de pesquisas eleitorais? Disposta a clarear a nuvem negra, de desconfiança, que ronda o trabalho dos institutos de pesquisas, volta e meia colocado em xeque pelo público eleitor, a Badra Comunicação divulga amanhã, dia 30, o resultado de uma ampla pesquisa de campo, registrada junto à Justiça Eleitoral, sobre a intenção de voto do eleitor paulista para os cargos de presidente, governador e senador.

Até aí nenhuma novidade, não fosse o “desafio” lançado para que as pessoas comparem, no domingo, dia 2, o resultado das urnas com o divulgado pelo instituto. “A gente confia muito no nosso trabalho. Da construção do instrumento de coleta de dados, passando pelo plano metodológico, seleção da amostra, coleta em campo e checagem, pela tabulação eletrônica até o cálculo de ponderação”, explica o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação e coordenador geral do levantamento.

Para o especialista, quando realizada com método, técnica e imparcialidade, dificilmente um resultado sofrerá desvio e se distanciará, para além da margem de erro, do resultado das urnas. “Mas é importante que a comparação se dê entre o resultado da pesquisa e o resultado total da eleição e não apenas votos válidos. A pesquisa de campo mede o todo. Então a comparação também tem que ser com o todo”, argumenta.

Sobre a pesquisa – O levantamento “Como vota o eleitor paulista” que a Badra divulga amanhã ouve 2.656 eleitores, em 59 diferentes municípios paulistas, entre os dias 27 e 29 de setembro, de forma presencial, em pontos de fluxo populacional. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra respeita a proporção por gênero, faixa etária, renda e escolaridade em relação ao universo do eleitorado paulista.

“Estamos literalmente dando a cara para bater. Sabemos dos riscos, do contingente de eleitores que só definem seu voto na véspera ou no dia, e, também, da possibilidade da ocorrência de variáveis intervenientes. Ainda assim, a gente acredita que é mesmo possível, com esse dedicado trabalho de campo, e que vem sendo construído desde a primeira rodada de pesquisas, apresentar um resultado muito próximo do que será expresso pelas urnas”, aposta Maurício Juvenal.

Além de distribuído aos veículos de comunicação, o caderno de pesquisas da Badra, com gráficos e quadros de tabulação, estará disponível no endereço eletrônico do instituto: www.badracomunicacao.com.br.  A pesquisa está registrada no TSE sob os números BR-05750/2022 e SP-06525/2022.

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