Empresas do Porto terão que dispor de serviço de atendimento de urgência para trabalhadores

Nova Portaria da 29 (NR-29) entrou em vigor em 1º de setembro; serviço de Área Protegida Medicar traz solução de atendimento em saúde terceirizada para empresas

Empresas portuárias agora são obrigadas a ter um serviço de atendimento de urgência e emergência, seja próprio ou terceirizado, para atender trabalhadores de forma rápida e adequada em caso de acidentes. A determinação faz parte da nova portaria n° 671 da Norma Reguladora 29 (NR-29), em vigor desde 1º de setembro deste ano. Caso a norma não seja cumprida, a empresa está sujeita a autuações do Ministério do Trabalho.

Com uma equipe presente 24 horas por dia, sete dias da semana, a Medicar Soluções em Saúde traz uma resposta para empresas do Porto que buscam garantir a saúde de seus trabalhadores, com o serviço Área Protegida Medicar.

“Nossos médicos são, em grande maioria, emergencistas – ou seja, trazem o conhecimento de processos e protocolos de atendimento em emergências e urgências. Além do médico, nossas equipes são compostas por condutor socorrista e enfermeiro, que auxiliam o médico nos atendimentos, uma vez que todos são treinados para atender a situações emergenciais”, explica o diretor comercial da Medicar, Adriano Martins. 

Outro grande diferencial da Medicar, cita Adriano, é disponibilizar uma Central de Atendimento para Urgência e Emergência 24 horas, com uma equipe completa de enfermagem (técnicos e enfermeiros) e médico regulador. Essa equipe é que, por meio de ligação, dará todo o suporte necessário antes da chegada dos socorristas e das ambulâncias, garantindo atendimento imediato.

A NR-29 dispõe que o serviço de atendimento deve possuir equipamento, como macas, cestos suspensos ou outros recursos previstos no Plano de Controle de Emergências (PCE) em boas condições e próximos ao local de trabalho.

Diz, ainda, que é obrigatória a presença de um integrante do serviço de atendimento a urgências em local de operação do berço de atracação, para prestar os primeiros socorros e garantir a remoção do trabalhador acidentado de forma rápida e segura.

O serviço de Área Protegida Medicar faz o atendimento a qualquer tipo de ocorrência que envolva o público circulante do Porto, sejam trabalhadores, visitantes, fornecedores, entre outros, graças à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) integrada a suas unidades móveis. Caso o médico presente veja necessidade de remoção para uma unidade de saúde, ela é feita de maneira segura e efetiva. 

Em 30 anos de história, a Medicar tem um índice de aproximadamente 70% de resolutividade nos casos atendidos e mais de 3.500.000 vidas protegidas, e é uma das pioneiras no atendimento de urgência e emergência no Brasil.

“A NR-29 visa regulamentar todo o fluxo de emergência e urgência portuário de maneira efetiva, trazendo mais segurança ao processo e aos envolvidos no trabalho. Por isso, ter uma empresa com essa experiência faz toda a diferença na qualidade dos serviços prestados, especialmente no socorro especializado”, afirma o diretor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*