Gaema abre inquéritos para reduzir atropelamentos de animais em rodovias estaduais

Projeto reconhece os animais domésticos como seres sencientes e garante proteção aos abusos que a exploração das raças pode trazer

O Ministério Público do Estado de São Paulo, pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo Paraíba do Sul, abriu inquéritos civis para verificar a situação de 19 rodovias da região, sendo 16 delas administradas pelo DER-Departamento de Estradas de Rodagem (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, Rodovia dos Tropeiros, Rodovia Monteiro Lobato, Rodovia Oswaldo Cruz, dentre outras) e três operadas por concessionárias (Rodovia dos Tamoios, Rodovia D. Pedro I e Rodovia Carvalho Pinto).

Segundo o promotor Laerte Levai, que assina a portaria, o forte impacto causado pelas obras lineares no ambiente natural afeta severamente a fauna, e ensejou a criação de um novo ramo de pesquisa acadêmica, a Ecologia de Estradas, que visa a restabelecer o equilíbrio de uma relação desigual, marcada de um lado pelo interesse público nos sistemas de transporte e, de outro, pelo dever e necessidade de respeito ao meio ambiente,  à vida animal e também humana. Isso porque tais medidas objetivam, também, a redução do índice de acidentes associadas a atropelamento ou a tentativa de desvio de animais que se arriscam nas travessias.

Somente no Estado de São Paulo, conforme as estatísticas, milhões de animais silvestres e domésticos perdem a vida todo ano ao tentar cruzar as pistas, razão pela qual se mostram necessários investimentos para minimizar a perda faunística e promover a conectividade dos remanescentes florestais fragmentados, evitando-se também o isolamento e a intensificação do quadro de extinção de espécies nativas que não transpõem a rodovia. A investigação do Ministério Público aponta como necessárias a construção de passagens de fauna, inferiores ou superiores, a instalação de redutores de velocidade, de lombadas e de cercas de direcionamento, principalmente nos trechos mais críticos das rodovias, dentre outras medidas mitigatórias/preventivas.

Com isso, o Gaema pretende contribuir para que os critérios de licenciamento possam abarcar um conteúdo mínimo capaz de embasar a indicação de medidas técnicas efetivas para reduzir os índices de perdas animais, o que deverá envolver um esforço conjunto entre o órgão licenciador (Cetesb), as operadoras (Concessionárias), a agência reguladora (Artesp) e a administração do sistema rodoviário público (DER).

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