Cubatão promove palestra de conscientização no Dia Internacional de Combate às Drogas

Jovens aprendizes do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) participaram de palestra sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas no Bloco Cultural. Com tema Dependência química: mitos, verdades e desafios, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad), em parceria com o Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq), Pastoral da Sobriedade e apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.

Compuseram a mesa o secretário de Governo Allan Matias, representando o prefeito César Nascimento; o secretário de Saúde Márcio Luiz Amorim de Oliveira; o secretário de Segurança Pública e Cidadania Aparecido Amaral de Carvalho; presidente do Comad Daniella Cristina Machado Câmara; presidente do Cadeq Severino Eleno Mendonça Correia (Sivuca) e o vereador Alessandro Oliveira, representando a Câmara Municipal.

Abrindo o evento, a presidente do Comad, Daniella Cristina, explicou a atuação do conselho, que iniciou o biênio 2025/2026 a partir da última terça-feira (24). “Temos como proposta fazer a implantação da política sobre drogas no município. O Comad é o conselho é que pensa na prevenção, nos cuidados e na reinserção dos dependentes químicos”.

“A questão das drogas é um problema estrutural e, por isso, é importante essa união do poder público com a sociedade para alcançar toda a população, até a mais remota”, enalteceu o secretário de governo, Allan Matias, agradecendo a participação das instituições presentes no evento.

O secretário de Saúde Márcio Oliveira destacou a importância do Governo como um todo. “O tema é uma política pública de Estado. Não é apenas responsabilidade só de segurança pública ou de saúde, por exemplo. A prevenção e o combate às drogas estão também na educação, no serviço social, ou seja, em todas as áreas do governo”.  Oliveira aproveitou a oportunidade para alertar sobre piadas que são feitas nas redes sociais com o CAPS, reduzindo o serviço a situações constrangedoras. “Saúde mental sempre foi vista como algo do que as pessoas se envergonhavam e colocavam em segundo plano, mas muitas pessoas hoje têm uma qualidade de vida melhor graças ao CAPS. E às vezes isso representa a única oportunidade de tratamento, de melhora de vida”.

Por sua vez, Sivuca aproveitou o evento para agradecer pelos 24 anos de fundação do Cadeq. “O uso de drogas não é uma deficiência moral. É uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. O Cadeq mostra que é possível salvar vidas e resgatar famílias. Eu sou uma dessas pessoas que foram salvas”, comemora Sivuca, que é funcionário aposentado da CMT e um dos fundadores do Cadeq.

Na segunda parte do evento, as entidades e instituições presentes explicaram o papel de cada uma e os serviços prestados. O chefe de serviço do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) Luiz Guilherme Silva Aguiar frisou que o atendimento em Cubatão é feito sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Armando Salles de Oliveira, nº 660, Jardim São Francisco, para pessoas a partir de 18 anos.

Por fim, os participantes assistiram à palestra ministrada pelo professor Ricardo Galhardo Blanco. Com currículo vasto, ele é pedagogo educacional e corporativo, palestrante sobre segurança do trabalho (CIPA) e conflitos familiares, mediador de orientação profissional, empregabilidade e empreendedorismo, professor de orientação sexual, entre outras formações e experiências. A solenidade e a palestra completa podem ser acessadas no Canal oficial da Prefeitura de Cubatão no YouTube: https://www.youtube.com/live/T9lY64u5vOE?si=yjkcJgsUD6y_9q7B.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*