Crianças em Santos aprendem a brincar de pipa com segurança

Alunos da rede municipal receberam uma série de orientações para brincar com pipas de maneira segura, no Centro Educacional da Zona Noroeste (sambódromo).

A turma participou do Projeto Educativo do Uso Consciente das Pipas, desenvolvido há 10 anos nas escolas municipais, e que em 2023 contemplará com informações 7.792 alunos de 12 núcleos de ensino.

O palestrante e professor do apoio pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), Aldemir Lima, explicou a importância do trabalho. “Precisamos conscientizar sobre os riscos de empinar pipa com cerol. Estamos aqui para que a informação chegue até as crianças e que elas sejam multiplicadoras, passando para amigos, irmãos e pais o alerta do perigo de utilizar materiais cortantes nas linhas de pipa”.

Dando orientação às crianças quase desde o início do projeto, a soldado Vanessa, da Polícia Militar, comentou sobre o retorno positivo. “As crianças possuem certo conhecimento de que, se não brincarem de forma segura, podem se machucar. A palestra é bem interativa e elas conseguem retornar para nós de forma positiva e coerente. Acredito muito neste projeto, porque ele tem o poder de auxiliar em um melhor convívio em sociedade, principalmente em no respeito às leis e ao próximo”.

Os alunos assistiram a vídeos, participaram de simulações para aprender ações básicas de auxílio a pessoas machucadas e viram demonstrações sobre os perigos de descarga elétrica.

Pietro Oliveira dos Santos, 10 anos, mostrou curiosidade sobre o assunto, mesmo não sendo praticante da brincadeira. “Achei interessante; tenho muitos amigos que empinam e não sabem que usar cortante pode ser perigoso para quem está perto”.

Já Cauã Almeida, 10 anos, sempre brincou. “Empino pipa com meus amigos, gostei da palestra porque explica os riscos de usar linhas com cerol e muita coisa eu não sabia”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*