Com quase 100 km de ciclovias, Praia Grande celebra o Dia Mundial da Bicicleta

Atualmente, Praia Grande conta com 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas, número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País. Neste Dia Mundial da Bicicleta, celebrado em 19 de abril, a Cidade se destaca com esta infraestrutura, que não se resume somente a vias exclusivas a ciclistas, mas também a ações logísticas, atividades educativas e prêmios ganhos.

A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, fora do período de pandemia, quando Praia Grande é uma das cidades mais visitadas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

De acordo com o secretário de Trânsito, José Américo Franco Peixoto, estas vias exclusivas para uso das bicicletas oferecem um ambiente seguro aos ciclistas. “Ao separá-los das vias destinadas aos veículos automotores, reduz também o número de acidentes. Além disso, garante melhorias muito importantes para a mobilidade urbana de Praia Grande”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*