Barbearia por assinatura é realidade em Santos: modalidade está em crescimento no Brasil

A barbearia Vinil, com unidades no Embaré e Ponta da Praia, já tem mais de 150 assinaturas; setor de prestação de serviços por fidelização cresceu 20,4% no faturamento em comparação com o ano passado, segundo associação do segmento

Manter a barba bonita e bem tratada requer manutenções com uma certa frequência. É pensando nesse tipo de cuidado que surgiram as barbearias por assinatura – ou seja, você paga a mensalidade de um pacote e, em troca, pode ter acesso ilimitado aos serviços incluídos nele.

A barbearia Vinil, que tem duas unidades em Santos, no Embaré e na Ponta da Praia, é um exemplo. Em novembro deste ano, os proprietários investiram no modelo de assinatura, que, inclusive, já é um sucesso na barbearia: em semanas de implantação do modelo, foram registradas mais de 150 assinaturas. Até o final do ano, são esperadas de 300 a 400 adesões.

O setor de fidelização cresceu no 2º trimestre de 2023, com um montante de R$ 4,9 bilhões no período. A ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) constatou um aumento de 20,4% no faturamento bruto de suas associadas em comparação com o mesmo período do ano passado. 

“Assinando um dos pacotes disponíveis, o cliente tem a possibilidade de atendimentos ilimitados, assim como em uma academia ou serviço de streaming, com valor debitado do cartão de crédito. Se quiser fazer a barba todos os dias, ele pode – basta agendar, ou fazer caso haja algum barbeiro disponível, em qualquer uma das duas unidades”, explica um dos sócios da barbearia Vinil, Alan Luiz de Oliveira.

Entre os pacotes oferecidos pela barbearia, estão três: barba, cabelo e o combo barba e cabelo – cada um com serviços extras, como depilação, hidratação, sobrancelhas, tintura de cabelo, Ozonioterapia, entre vários outros. 

A decisão de implantar a fidelização na barbearia veio depois de pesquisas deste modelo que, segundo Oliveira, traz vantagens não apenas para o negócio (que continua com os atendimentos esporádicos), mas também para o cliente.

“Tudo isso dá uma maior comodidade e conforto ao cliente, que não fica na mão caso surja um evento de última hora, por exemplo”, afirma o sócio da Vinil.

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