Alberto Mourão busca recursos para tirar do papel o projeto do BRT no Litoral Sul

Deputado agendou encontro na Secretaria Nacional de Mobilidade com prefeitos de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe

Melhorar a mobilidade urbana da Baixada Santista: esta é uma das bandeiras do deputado federal Alberto Mourão. Pensando nisso, o parlamentar organizou uma reunião na manhã desta terça-feira (16), entre o secretário nacional de mobilidade, Denis Andia, e os prefeitos de Praia Grande, Raquel Chini; Mongaguá, Márcio Cabeça; Itanhaém, Tiago Cervantes; e Peruíbe, Luiz Maurício. Na pauta, a proposta de viabilização do BRT no Litoral Sul.

Desde o início do projeto do VLT, Mourão defende a sua implantação de forma sistêmica, pois o funcionamento em uma única ou duas cidades não traz solução para o problema de mobilidade da região, que é metropolitano. Por isso, justifica a integração entre BRT e VLT. A implantação do VLT na área continental de São Vicente terá grande importância regional, já que em seguida a proposta é ligar a área continental de São Vicente até Praia Grande e depois, interligar a região sul com o BRT.

“Todos os moradores do Litoral Sul, até a divisa com o Vale do Ribeira, serão beneficiados com um transporte público eficiente, rápido e confortável, e por um valor acessível que o BRT deve ter. Transporte público de qualidade, integrando as cidades da Baixada Santista, é uma necessidade e um direito do cidadão metropolitano”.

Todos os chefes do executivo presentes na audiência apresentaram a necessidade do meio de transporte para a sua cidade e região e o secretário nacional de mobilidade se comprometeu a estudar o projeto e marcar novos encontros para dar andamento à proposta. O próximo passo é uma reunião com o governador do Estado, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar do tema.

“Os moradores da região não podem mais sofrer com as dificuldades no transporte coletivo metropolitano, por isso, trabalho para a implantação de um transporte público seguro, ágil e confortável. A reunião foi produtiva, avançamos na discussão de integrar a região com o BRT. São 75 km e mais de 2 milhões de passageiros/mês que serão beneficiados com mais qualidade de vida, já que investir em mobilidade também vai garantir facilidade para a população circular entre as cidades e utilizar serviços de saúde, educação, trabalho e lazer. Sem dúvidas, a melhoria deste ponto contribuirá com o desenvolvimento de todo o Litoral”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*