Vila Junina termina com balanço positivo e sucesso de público

Uma grande festa, que reuniu entidades assistenciais de Praia Grande e  artistas locais, músicos de renome nacional. A Vila Junina 2022, que  chegou ao fim da noite do dia 29 de junho, marcou a retomada do evento  (a última edição aconteceu em 2019), que tem como objetivos principais  proporcionar renda para as instituições que realizam trabalhos sociais  no Município, gerar empregos e entretenimento para a população, e  fomentar a cultura local.

A Vila Junina recebeu aproximadamente 130 mil pessoas durante os 15  dias de realização, sempre aos finais de semana do mês de junho. Foram  15 shows de artistas de renome nacional, quatro deles solidários, com  troca de ingressos por agasalhos e alimentos doados ao Fundo Social de  Solidariedade de Praia Grande.

Um dos principais atrativos da festa, a praça de alimentação recebeu  26 barracas de entidades assistenciais, que comercializaram as comidas  típicas, retomando as atividades econômicas para a realização de  projetos sociais importantes para diversas comunidades do Município.  “A principal característica da Vila Junina é dar condições às  entidades para que possam gerar recursos e manter suas atividades  sociais. Devido a pandemia, muitas ações foram paralisadas, e agora  essas instituições puderam arrecadar fundos para voltar às  atividades”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz.

Ana Silvia Amorim, presidente da ONG DCM (Defesa e Cidadania da  Mulher), comemora a retomada do evento. “Somos todos gratos à  Prefeitura de Praia Grande, que realizou essa festa linda e muito  importante para instituições como a nossa. O movimento de público foi  excelente e superamos nossa expectativa”.

Andreia da Silva, representante da Casa de Benzimento da Vó Maria das  Matas Virgens e Pai Antônio diz que os projetos assistenciais poderão  ser retomados a partir da renda obtida na Vila Junina. “Podemos dar  sequência as atividades da Casa, que atende a população com muito  carinho”.

As apresentações de artistas locais foram mais do que aprovadas pelo  público. 22 artistas e bandas da região marcaram presença na Vila  Junina, antecedendo os shows principais. 14 músicos e grupos locais se  apresentaram na área de alimentação, e oito no palco principal.

As tradicionais quadrilhas juninas animaram ainda mais os  frequentadores do evento. Sete grupos de quadrilhas se apresentaram na  praça de alimentação, incluindo a Quadrilha Inclusiva da Secretaria de  Cultura e Turismo, que reuniu alunos de teatro e performance corporal  de todas as idades.

“O saldo dessa festa foi extremamente positivo. Pudemos oferecer  entretenimento de qualidade com produções locais, o que é extremamente  importante nesse processo de retomada. Em todos os dias de festa,  tivemos um grande número de público, que prestigiou nossa cultura  local”, comemora Petiz.

Um grande parque de diversões completou o evento, levando ainda mais  opção de lazer para crianças, jovens e adultos. A dona de casa Marilda  Lopes levou os dois netos para aproveitar o parque e saborear as  delícias típicas juninas. “As crianças adoraram. É um super evento,  que oferece muita diversão para toda a família”.

Shows nacionais – As 15 apresentações de artistas nacionais também  foram destaque na Vila Junina 2022. Nomes como Pedro Sampaio, Matheus  e Kauan, Alceu Valença, Roupa Nova, Menos é Mais, entre outros,  alavancaram o sucesso do evento. “Os grandes shows atraem mais  público, o que acaba movimentando mais ainda as vendas na praça de  alimentação e fomentando os artistas locais. Essas ações interligadas  foram imprescindíveis para que nossa festa junina fosse considerada o  maior da região”, declara o secretário.

O conforto e segurança oferecidos por meio da estrutura do evento,  toda coberta, atrai visitantes de diversas cidades da região. Tomás  Torres, morador de Santos, conta que se surpreendeu com a Vila Junina.  “Essa é a segunda vez que venho e fiquei impressionado com a estrutura  e a organização. Gostei muito e com certeza voltarei no próximo ano”.

Economia local – Além de oferecer entretenimento para toda a família e  fomentar as atividades das entidades sociais e artistas locais, a Vila  Junina gerou, ainda, cerca de 700 empregos diretos e indiretos, entre  equipes técnicas, parque de diversões, seguranças, entre outros. “Os  empregos gerados em um grande evento como esse é determinante para o  desenvolvimento da economia local. São muitas pessoas envolvidas, um  grande número de profissionais que tem suas atividades e renda  retomadas após um período difícil para o setor. É um fator  importantíssimo de se destacar. A Vila Junina proporciona a geração de  uma cadeia produtiva para a Cidade”, acrescenta Mauricio Petiz.

Solidariedade – A Vila Junina 2022 ofereceu quatro shows solidários:  DJ Pedro Sampaio, Matheus e Kauan, Roberta Miranda e Padre Alessandro  Campos, que finalizou o evento na noite do dia 29, dia de São Pedro,  Padroeiro de Praia Grande.

Os ingressos para esses shows foram trocados por cobertores, agasalhos  e alimentos não perecíveis, e o que foi arrecadado vem sendo doado ao  Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. Por meio dos ingressos  solidários, mais de cinco mil peças, entre agasalhos e cobertores, e  mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadados. “O caráter  social da Vila Junina faz com que essa festa seja realmente muito  especial. Pudemos auxiliar diversos setores da sociedade, cumprindo  nosso papel enquanto Administração Pública”, finaliza o secretário de  Cultura e Turismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*