Vai aproveitar a Black Friday? Confira sete dicas para não se dar mal

Black Friday caiu no gosto do brasileiro e novembro virou sinônimo de olhos atentos às promoções de vários segmentos do comércio. Mas o consumidor deve avaliar bem para que a promessa de bons preços não vire uma dor de cabeça.

Confira sete dicas para não se dar mal na Black Friday:

Planejamento:

Lembre que no fim do ano chega a hora de pagar impostos como o IPTU, IPVA, despesas com matrícula escolar, viagens, reajuste de plano de saúde, entre outras.

É importante estabelecer um limite para os gastos levando em conta os compromissos futuros que terão de ser honrados.

Pesquisa:

Importante monitorar as ofertas algumas semanas antes das datas promocionais. Algumas empresas costumam subir o valor na véspera da Black Friday para depois baixar na data para passar a impressão de que se trata de uma oferta – propaganda enganosa.

O que nos leva à terceira dica:

Previna-se

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que o consumidor visite sites com antecedência, pesquise preços e condições de venda e registre tudo, guarde folhetos, tire cópias das telas do computador ou celular para caso a oferta não seja cumprida.

Segurança On Line

Ao realizar compras na Black Friday por meio da Internet, é recomendável verificar o site antes de levar qualquer coisa. Cheque se a empresa existe, se possui endereço fixo, e acesse o histórico de reclamações da loja no site consumidor.gov.br.

Desconfie

É comum que as empresas enviem e-mails com promoções e ofertas. No entanto, isso abre espaço para que golpistas tentem se dar bem. Preste atenção ao endereço do remetente e nos preços muito abaixo do praticado no mercado.

Condições de Compras

Achou aquele produto imperdível? Fique atento às condições de compra oferecidas pelo estabelecimento. Compare pagamentos à vista e parcelados, valores de frete e os juros que vai pagar.

Avaliação

Organizou suas finanças? O site é confiável? A loja física te deu desconto à vista? Então, é hora de priorizar. Faça listas de produtos que deseja, com os preços mais competitivos e cuidado para não gastar além da conta e se endividar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*