Treinamento para uso de processo eletrônico capacita mais de 300 servidores municipais em São Vicente

Funcionários da Administração Municipal recebem nesta semana um curso on-line sobre “O uso do processo eletrônico na Prefeitura de São Vicente”. No total, 305 servidores de 20 diferentes secretarias participaram nesta segunda-feira (11) da aula inaugural, ministrada  na ETEC Ruth Cardoso (Centro). Mais dois módulos serão realizados: um na quarta (13) e outro na sexta-feira (15).

O treinamento faz parte da Plataforma “SP Sem Papel”, já utilizado pelo Governo do Estado e que agora, de forma pioneira, expande o sistema para cinco cidades, dentre as quais São Vicente.

Além da redução de custos de papel, a adoção do processo digital traz mais segurança e agilidae aos processos administrativos. “Em uma tramitação de aposentadoria, que hoje leva cerca de 90 dias para ser concluída, esse tempo é reduzido para, no máximo, 30 dias”,  exemplificou a coordenadora de implantação do processo eletrônico, Patrícia Cruz.

Para o secretário de Gestão, Yuri Batista, a tramitação eletrônica é mais uma grande conquista para a Cidade. “No início do ano, investimos na aquisição de novos computadores e na capacitação e oficinas para ofertar um serviço cada vez melhor e mais ágil”, declarou.

A formação teve início em abril, atendendo funcionários das secretarias de Gestão (Seges), da Fazenda (Sefaz) e de Educação (Seduc). As aulas estão a cargo da Fundação Vanzolini a custo zero para o Município.

“Vamos modernizar o funcionamento de todos os órgãos da Prefeitura e facilitar a vida do munícipe, que hoje enfrenta muita burocracia quando quer abrir algum processo”, afirmou o prefeito Kayo Amado.

A ação vai eliminar o uso de impressos no âmbito da administração pública até o final de 2024, economizando papel e transporte de documentos. Consequentemente, há ampliação da transparência e agilidade, e melhor controle, fluidez e interação entre os órgãos do Município.

Entenda o processo eletrônico – O projeto foi firmado por meio de termo de cooperação com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Com isso, será instituída a plataforma “SP Sem Papel”, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo.

O trabalho é conduzido pela Secretaria de Gestão (Seges), que criou um grupo de trabalho intersecretarial. O objetivo é capacitar os servidores no uso da plataforma do Governo do Estado de São Paulo – etapa iniciada em abril.

Nos primeiros seis meses, o processo eletrônico começa por alguns processos rotineiros. Atualmente, a Prefeitura tem um método antiquado de protocolar ofícios e outros documentos oficiais. Isso gera custos não só de papel como de impressão, armazenamento e até mesmo de locomoção. A consequência é maior lentidão em todos os processos.

A mudança do físico para o eletrônico melhora a qualidade da gestão pública, promove celeridade nos processos, reduz custos e amplia a transparência nas ações da Prefeitura.

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