Trabalho e Resultado: área dos armazéns do Valongo é cedida para o município de Santos

Ainda como prefeito da Cidade, Paulo Alexandre levou a solicitação à esfera federal diversas vezes, e agora, como deputado federal, participou da concretização deste importante passo para tirar o projeto Parque Valongo do papel

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) participou, na manhã desta terça-feira (2), da cerimônia de cessão das áreas dos armazéns 4 ao 6 pela Santos Port Authority (SPA) à Prefeitura de Santos. A reivindicação, que teve início ainda no mandato de Paulo como prefeito da Cidade, se concretizou após articulações do deputado com o governo federal.

Com a transferência do espaço, o projeto de revitalização do local, chamado de Parque Valongo, se aproxima cada vez mais da realidade.

O ato ocorreu na sede da Associação Comercial de Santos, no Centro, e contou com a presença do prefeito Rogério Santos, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do deputado estadual Caio França, do diretor-presidente da SPA, Anderson Pomini, além de outras autoridades municipais e representantes da SPA.

Paulo Alexandre comemorou a conquista, muito batalhada por ele junto à esfera federal, ainda como prefeito de Santos, e também como deputado federal. O parlamentar destacou que o avanço se deve à janela de oportunidade aberta no Governo Federal com a nomeação do ministro Márcio França, que também é da Baixada Santista e por isso já conhece os anseios da população da região.

“Nós juntamos aqui o Governo Municipal, Estadual por meio do deputado Caio França, Federal com o ministro, e Congresso Nacional comigo, além da SPA e a iniciativa privada. É um trabalho feito a muitas mãos, porque na política não se faz nada sozinho. Essa é uma demanda de 30 anos da população santista que estamos tirando do papel com apenas quatro meses de mandato. Nosso governo é baseado em trabalho e resultado”, afirmou Paulo Alexandre.

A cessão do espaço foi possibilitada por um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre Ministério Público Estadual (MPE) e SPA, com participação da prefeitura. Agora, com a posse do espaço, a Municipalidade poderá dar continuidade ao andamento do projeto, cujo investimento estimado em 15 milhões ficará sob responsabilidade da iniciativa privada, por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias (TRIMMC) que será assinado nas próximas semanas.

O prefeito Rogério Santos destacou que a revitalização do espaço trará empregos para a Cidade e contribuirá com a retomada do Centro Histórico, promovendo lazer, turismo e atividades culturais. “O que vai desencadear o Centro é a habitação, então já estamos fazendo projetos habitacionais em parceria com outras esferas de governo e iniciativa privada. E trazendo moradores, é preciso trazer opções de lazer junto. Vamos agregar valor a essa região”, finalizou.

PARQUE VALONGO

O projeto do Parque Valongo se estende entre as áreas dos armazéns 4 e 7. O armazém 4 ficará sob responsabilidade da Prefeitura, para a realização de atividades culturais, enquanto o armazém 7 será gerenciado pela SPA, que o destinará a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades. Já o espaço entre os armazéns 5 e 6, que já não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto, que devolverá à população o acesso ao canal do Porto e contará com novo piso, mobiliário, playground, fontes interativas, deck e, possivelmente, uma roda gigante. As obras devem começar neste ano, com prazo de entrega até 2026.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*