Sistema Patriot dos EUA será crucial na defesas da Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira que a promessa dos Estados Unidos de fornecer o sistema Patriot de defesa antimísseis é um passo importante na criação de um escudo antiaéreo eficaz para a Ucrânia.

“Esta é a única maneira de privar o Estado terrorista de seu principal instrumento de terror — a possibilidade de atingir nossas cidades, nossa energia”, disse Zelenskiy em entrevista coletiva na Casa Branca, ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden.

O sistema Patriot é “um sistema defensivo”, disse Biden a repórteres. “Adoraríamos não ter que usá-los, apenas parem com os ataques.”

Zelenskiy e outras autoridades ucranianas há muito pedem aos aliados que forneçam mais sistemas antiaéreos e antimísseis para ajudar a combater os ataques de mísseis russos contra usinas geradoras de energia e outras instalações cruciais de infraestrutura.

Biden e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disseram mais cedo que os Estados Unidos darão 1,85 bilhão de dólares em assistência militar adicional à Ucrânia, incluindo a transferência do Sistema de Defesa Aérea Patriot.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*