Sistema para acionar GCM pelo site da Prefeitura está sendo desenvolvido em Praia Grande

Mais uma inovação tecnológica na área de Segurança Pública está sendo  elaborada e deve melhorar o atendimento à população de Praia Grande  nos próximos meses. Um link de acesso direto ao Centro Integrado de  Comando e Operações Especiais (Cicoe) será inserido no site da  Prefeitura, facilitando e agilizando o acionamento das equipes da  Guarda Civil Municipal (GCM).

O sistema está sendo desenvolvido pelo Departamento de Planejamento e  Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e  pela empresa de tecnologia responsável por outros sistemas já em  funcionamento no Cicoe. As reuniões vêm ocorrendo há cerca de quatro  meses para acertar os detalhes do recurso.

Atualmente, de acordo com o inspetor-chefe do Departamento, Marco  Alves dos Santos, o atendimento ao público no Cicoe é feito apenas  pela linha telefônica 199 e 153 e a ideia é que, com o acesso pelo  site, o atendimento seja ampliado significativamente. “Pretendemos  colocar mais operadores tanto para o atendimento telefônico quanto  para o online. Temos uma demanda bem grande e com o acesso pelo site  vamos dar mais vazão a esses acionamentos”.

Ele explicou que ao clicar no acesso à GCM pelo site, um formulário  será aberto para que a pessoa se identifique e descreva a situação.  “Será algo fácil, sem burocracias, justamente para que a pessoa não  fique desestimulada”.

A equipe de desenvolvimento do sistema ainda está definindo os tipos  de ocorrência que poderão ser comunicadas e estão previstos  treinamentos das equipes que ficam de plantão no Cicoe para o  atendimento online. A previsão é de que o sistema esteja em  funcionamento nos próximos meses.

O Cicoe foi criado em 2001, ainda em um espaço menor no Paço  Municipal. Em 2015, passou por uma ampliação tanto física quanto  tecnológica, o que possibilitou a troca dos equipamentos analógicos  por um sistema totalmente digitalizado, que já ganhou até prêmio.

O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com  operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de  Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um  dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24  monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas  ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de  patrulhamento e atendimento de ocorrências.

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