Sexta-feira (30) é o último dia para aderir à campanha ‘Eu Sou Cidadão Solidário’

Contribuinte tem a oportunidade de beneficiar diretamente projetos desenvolvidos com idosos e crianças em Guarujá, sem pagar nada a mais por isso

Quem ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal tem até sexta-feira (30) para beneficiar idosos e crianças de Guarujá. Trata-se da campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, que permite direcionar até 6% do imposto devido ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). As doações podem ser feitas no próprio sistema da Receita Federal no momento em que estiver fazendo a declaração.

Cada um desses fundos municipais pode receber até 3% do valor do imposto declarado. A campanha é uma forma de reverter parte do dinheiro que o contribuinte paga pelo IR para projetos sociais especificamente de Guarujá.

O contribuinte não irá pagar imposto a mais e nem terá sua restituição diminuída. Ela permitirá que, a partir do seu imposto devido, a renda seja destinada diretamente para um fundo, em vez de ir para o Tesouro Nacional.

Como proceder

Para realizar a doação como Pessoa Física, o contribuinte deve optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa). O programa disponibilizado pela Receita Federal para o Imposto de Renda calcula o valor limite individual automaticamente, depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas. A possibilidade de destinação e o percentual já são definidos por lei.

No programa da Receita Federal, acesse a aba “Doações Diretamente na Declaração”. Escolha entre “Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa” e clique em “Novo”. Selecione o Fundo Municipal de Guarujá.  Ao finalizar a declaração, o programa gerará um DARF para cada fundo escolhido, o qual deverá ser pago até a data de vencimento, para garantir a dedução do valor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*