Segurança no trânsito é foco de palestra da CET para pessoas idosas em Santos

A segurança no trânsito com foco em pessoas idosas foi tema de uma palestra ministrada por educadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para integrantes da Associação de ex-alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Baixada Santista, na quinta-feira (3). Cerca de 50 participantes estiveram no campus da instituição, na Encruzilhada.

Entre os assuntos abordados estiveram o uso dos dispositivos de segurança, a má combinação entre álcool e direção (perigo iminente inclusive para pessoas que estejam pegando carona), acuidade visual e travessia segura.

E foi a travessia de pedestres um dos temas com maior interação dos participantes. Os idosos fizeram perguntas, compartilharam experiências e demonstraram preocupação com a travessia em faixas de segurança com o atual aumento no número de veículos nas vias da Cidade.

Uma destas participantes foi Dagmar Sartori Lombardi, formada na turma de 2007, que comentou sobre a importância da educação no trânsito. “Estou com 84 anos, já não dirijo mais, então ando muito a pé. Tenho um pouco de dificuldade de equilíbrio, então preciso redobrar a atenção na hora de atravessar. Entendo que falta um pouco de educação para todos no trânsito. Existem leis e regras, mas muitos não têm educação e isso pode prejudicar outras pessoas”.

A presidente da associação, Damiana Rubio Banda, comentou que o grupo se reúne semanalmente para atividades como passeios, palestras e vivências. “Convidamos a CET para estar conosco e esclarecer sobre o trânsito e os cuidados que devemos tomar. E tenho certeza que estes ensinamentos serão propagados, já que os idosos, por terem mais influência familiar, acabam sendo poderosos multiplicadores de conhecimento a todos”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*