Seduc se reúne com representantes dos conselhos tutelares Norte e Sul

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (11), na sede da pasta municipal

Na manhã desta sexta-feira (11), a Secretaria de Educação (Seduc)  reuniu-se com representantes dos Conselhos Tutelares, das unidades  Norte e Sul. O encontro ocorreu na sala de capacitação do prédio  administrativo da Seduc. A reunião teve como objetivo orientar os  conselheiros sobre o atendimento oferecido na rede municipal de ensino  e ajustar detalhes de procedimentos documentais entre as entidades.

O encontro ocorreu com objetivo de atender a uma solicitação realizada  pelos conselheiros tutelares. A secretária de Educação, a professora  Cida Cubilia, foi quem coordenou as conversas. Além da titular da  pasta, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, também  participou do encontro que contou ainda com apoio de integrantes da  equipe técnica da Seduc.

Durante o encontro, a Secretaria de Educação explicou como funciona o  atendimento nas unidades municipais. Os alunos pertencentes ao ensino  regular obrigatório a partir do Infantil I até o 5º ano do Fundamental  são de responsabilidade da Seduc. As turmas do 6º ao 9º ano a pasta  compartilha o serviço com as escolas estaduais. Quando o Município não  tem disponibilidade, o Estado precisa absorver a demanda.

Outro ponto conversado foi o atendimento aos estudantes de educação  inclusiva oferecido pela Seduc nas escolas municipais. Em 2019, ao  longo do ano, a pasta municipal liberou o serviço de plano de ação  (atendimento especializado ao aluno com deficiência) para cerca de 700  crianças. Em 2022, com um mês do início do ano letivo, pouco mais de  1.000 atendimentos já foram disponibilizados.

O grupo ainda aproveitou para alinhar detalhes de procedimentos de  trabalho entre a Secretaria de Educação e as unidades do Conselhos  Tutelares. “Encontros como esse permitem que a Secretaria explique  como funciona determinadas ações conduzidas por nós. Os dois Conselhos  servem como um elo e nos dão suporte, em algumas questões, no  atendimento aos alunos. Por isso a necessidade de se alinhar as  metodologias de atuação”, explicou a titular da pasta, Cida Cubilia.

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