
Nesta terça-feira (12), o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, compareceu à Assembleia Legislativa, em reunião da Comissão de Turismo, para prestar contas sobre sua gestão à pasta, e trazer a perspectiva do turismo das atividades turísticas pelo Estado.
Entre o trabalho realizado, destaca-se o que vem sendo feito na Baixada Santista, em especial o andamento do trâmite do distrito turístico. Santos já está em fase de análise da documentação. Já de São Vicente, a secretaria aguarda a entrega da prefeitura.
Já no Vale do Ribeira, Lucena anunciou um projeto de desenvolvimento e potencialização do atrativo turístico da região. De modo a atender as demandas da região, o projeto prevê respostas efetivas e imediatas, investindo em turismo ecológico, sustentável e até ufológico. Com a maior preservação de Mata Atlântica contínua do Brasil, o Vale tem um interesse especial de turistas internacionais. Além disso, a proposta prevê o estudo de um trem turístico que liga a Baixada até o Vale, entre municípios de Santos a Cajati, que já dispõem da linha férrea.
“O turismo é a grande oportunidade para que possamos gerar empregabilidade, uma das grandes urgências do Estado. Agradeço o secretário e sua equipe técnica pelo trabalho feito com excelência no desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta o deputado Paulo Corrêa Jr (PSD), presidente da Comissão.
O PIB de São Paulo representa 33% do PIB nacional, e do turismo é 9,2% do PIB do estado. É responsável pela geração de 2,3 milhões de empregos no Estado de São Paulo. O DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, é responsável por transferir recursos diretos para a execução de obras que promovam o desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como Estâncias e MITs no Estado de São Paulo. Este ano foram mais de R$197 milhões repassados aos municípios turísticos para promover e fortalecer o potencial turístico em todo o estado.
Faça um comentário