SECOM firma parceria com o Conselho Nacional de Saúde para combater notícias falsas

Ministro Paulo Pimenta considera que sites que disseminam fake News devem ser punidos

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, recebeu na tarde desta quinta-feira (19) o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernado Pigatto. No encontro, a SECOM e o Conselho debateram uma parceria para combater a disseminação de notícias falsas na área da saúde.              

“Essa é a primeira parceira de combate às fake news que a SECOM vai consolidar”, anunciou o ministro Paulo Pimenta. Ainda de acordo com o ministro, as consequências por disseminar informações inverídicas são sérias e, na saúde, ainda mais graves. “Acompanhamos durante a pandemia a quantidade de notícias mentirosas que circularam e, recentemente, informações que não são verdadeiras sobre a vacinação de sarampo e poliomielite”, ponderou Pimenta.

“Fake news sobre o tema saúde matam e a cooperação com o estado vai fortalecer esse trabalho de impedir que as pessoas sejam desinformadas”, afirmou Pigatto. Segundo ele,  é  papel do conselho combater as falsas notícias que são divulgadas nas redes.

Por fim, Paulo Pimenta destacou que a área da saúde é sensível e é necessário atacar discursos falsos, principalmente, porque as plataformas de “caça-cliques” se valem dessas informações para atrair leitores. “Esses sites devem ser penalizados ao divulgar fake news, pois os espaços na sociedade para propagação devem ser de informações, notícias e não de mentiras. A partir de hoje, seremos uma rede que divulga apenas a verdade”.  

Zé Gotinha

Ainda na pauta do encontro, foi discutida a relevância e o significado do Zé Gotinha nas campanhas de vacinação. “O Zé Gotinha precisa voltar a ser um personagem fortalecido. O Zé Gotinha voltou com tudo!”, afirmou Pigatto se referindo ao famoso mascote da vacinação infantil.

O ministro Paulo Pimenta, complementou afirmando que um dos papeis da SECOM é somar forças e contribuir para a concretização desse trabalho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*