Praia Grande é a maior Cidade da Região a conquistar a nota B, na área da Saúde, dentro do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM). Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o estudo considera a gestão em Saúde do Município efetiva. Tal conceito vem sendo alcançado desde 2019, evidenciando a continuidade e a regularidade das ações nesta área.
A nota da Saúde é das melhores alcançadas no último ano por Praia Grande, que, desde 2020, vem mantendo o conceito B também no índice geral do IEGM, evidenciando a busca constante pelo aprimoramento dos serviços prestados para a população. Essa é, inclusive, a melhor nota entre os municípios da Baixada Santista e Litoral Sul.
Para chegar aos resultados apontados na área da Saúde, o TCE-SP analisa quesitos como Atenção Primária, equipe de Saúde da Família, Conselhos Municipais de Saúde, os atendimentos à população e a adesão às campanhas de vacinação. Essas informações são levantadas a partir de auditorias efetuadas pelo TCE-SP, fiscalizações ordenadas do órgão estadual a unidades de saúde e questionários respondidos pelas gestões municipais e que são checados e validados pelos auditores.
Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, esse resultado mostra o quanto as ações na área são realizadas de maneira contínua no Município, tendo como foco a saúde preventiva. “Praia Grande é pioneira na Região na implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF). E é a partir desse maior investimento na saúde preventiva, você consegue economizar recursos, pois o diagnóstico é feito de maneira precoce, evitando internações e, por fim, proporcionando uma melhor saúde para a população. Somos exemplo não só na Região como no Estado e no País, recebendo visitas frequentes para conhecerem nossas experiências exitosas”.
Além dos investimentos na Atenção Primária, Praia Grande possui uma robusta estrutura de saúde, com diversos equipamentos que abarcam as mais variadas áreas da Rede de Atenção Especializada, bem como uma rede de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar de destaque, com um Pronto-Socorro, duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), um Hospital e quatro bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Praia Grande possui uma rede completa em todos os níveis de Atenção à Saúde, desde a Atenção Primária, Especialidades, Urgência e Emergência e o Hospital Municipal Irmã Dulce, um equipamento de grande porte com mais de 250 leitos, que atende pessoas de toda a Região e é referência do Estado em traumatologia e neurocirurgia. Somos um Município acolhedor e que trabalha duro para ofertar uma saúde de qualidade para a população”, enfatiza Nogueira.
Faça um comentário