São Vicente recebe Operação ”Baixada Santista Mais Segura”

Uma ação de 24 horas ininterruptas está sendo realizada em São Vicente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). A Operação Baixada Santista Mais Segura envolve as modalidades de policiamento Rádio Patrulha, Rádio Patrulhamento com Motos e Força Tática, com a participação do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), com realização de ações de visibilidade, saturação e fiscalização de trânsito, em locais cujos índices criminais apontam a necessidade de maior prevenção/repressão da criminalidade.

 “Durante 24 horas, a Secretaria de Defesa e Ordem Social, com a GCM e a Polícia Militar, estará atuando de forma integrada para reduzir índices de criminalidade, com frentes em pontos estratégicos na praia, Centro e bairros”, destaca o secretário da SEDOS, Silvio Damaceno.

 Esse trabalho acontece em todas as cidades da Baixada Santista, e vem ao encontro da política de segurança adotada pela Prefeitura de São Vicente. Na terça-feira (9), por exemplo, o prefeito Kayo Amado adiantou os bastidores do novo Centro de Controle Operacional (CCO), algo inédito para a segurança pública da Cidade, já que as obras estão na reta final.

 Juntamente com os totens instalados em pontos estratégicos do Município, o CCO contemplará o primeiro sistema de monitoramento 24h da história de São Vicente.

 O Centro de Controle Operacional – CCO reunirá profissionais capacitados que ficarão responsáveis pelo monitoramento do Município, através de câmeras 360 graus, possibilitanto também um trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e SAMU.

 O novo equipamento também terá sala de gerenciamento de crise e sala de força-tarefa, para que as equipes administrem situações que envolvam a segurança pública e desenvolvam operações especiais.

 Já os 30 totens de segurança instalados na Cidade possibilitarão que o morador ou turista comunique qualquer situação de emergência através do botão de pânico. Neste caso, a pessoa poderá conversar com um profissional qualificado que estará no CCO, que poderá acionar a viatura da GCM e prestar o atendimento adequado.

 Além disso, os equipamentos contam com leitor de placas inteligente para controlar os acessos de carros clandestinos, evitando, assim, descarte irregular e abandono de pessoas em situação de rua no Município.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*