Santos marcará presença em documentário do Consulado Britânico

A histórica ferrovia construída pela São Paulo Railway, construções como a antiga estação de trem do Valongo e outros registros da presença inglesa em Santos vão constar de documentário encomendado pelo Consulado Britânico para veiculação em suas redes sociais.

Uma equipe da produtora responsável pela criação da peça esteve no bairro para captação de imagens e depoimento sobre a influência inglesa na Cidade. Quem falou sobre o tema foi o pesquisador Paulo Monteiro, responsável pelo Museu Pelé.

Ele destacou a importância da ferrovia para o desenvolvimento econômico e social de Santos, do Estado e do Brasil. “Com a ligação ferroviária, o porto teve um grande impulso. As cargas, que eram transportadas em burros e mulas pela Serra do Mar, passaram a ser trazidas em trens. E os imigrantes que aqui chegavam já contratados para trabalhar, principalmente em lavouras, já seguiam viagem de trem, embarcando a partir do próprio porto. Muitas cidades surgiram às margens da ferrovia”.

Ao falar sobre construções locais com telhado no estilo inglês, mencionou os prédios do Educandário Anália Franco e da Estação do Valongo, inaugurada em 1867, com telhados com declive acentuado para escoamento de neve. E, ainda, o da Cia City (hoje sede da CET), também com características da construção britânica. Deu detalhes sobre o imóvel da estação e destacou que a edificação histórica preservada pelo Município abriga projeto social (Restaurante-Escola Estação Bistrô), a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Sectur) e é local de partida da linha turística do bonde.

O pesquisador também recordou que, em determinada época, a Cia City, de origem inglesa, administrava os serviços de energia, água e de transporte da Cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*