Sabesp pede contribuição da população para garantir eficácia das ações preventivas realizadas em 2020

Entre mais de 38 mil hidrômetros trocados; 5,5 mil ramais de água substituídos; e 64,7 mil vistorias preventivas este ano, a Companhia reforça a moradores e turistas a importância do uso consciente das instalações hidráulicas internas das residências

Neste ano marcado pela pandemia de Covid-19, a ocupação de imóveis em regiões litorâneas também foi atípica e antecipada antes mesmo da chegada do Verão.

Alguns passaram a trabalhar de suas casas e apartamentos de veraneio. Preparando-se para a temporada de 2020/2021, a Sabesp buscou aperfeiçoar o desempenho de toda infraestrutura que compõe o Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Baixada Santista.

De janeiro a setembro de 2020, a Empresa investiu R$ 446,9 milhões em obras para garantir tanto o abastecimento, quanto a coleta e tratamento de esgoto nas nove cidades.

 Entre os investimentos para fornecimento de água, destacam-se infraestrutura para captação, tratamento, reservação, bombeamento e distribuição.

 No total, 38.126 hidrômetros (medidor do consumo de água) foram trocados e 5.559 ramais de água (conjunto de tubulações que ligam os imóveis às redes) foram substituídos, gerando benefícios diretos e imediatos aos moradores. Além disso, até dezembro serão 64.752 vistorias preventivas realizadas pelas equipes técnicas – são mais de 170 vistorias por dia.

A Sabesp ainda utiliza dispositivos que funcionam como o estetoscópio dos médicos, neste caso para detectar o trecho exato de um rompimento na tubulação, por meio de uma ferramenta específica de escuta, que permite reparar vazamentos que não afloram na superfície e prejudicam as pressões das redes de distribuição.

 Assim é possível quebrar apenas o trecho do pavimento onde será a manutenção. Em Guarujá, por exemplo, desde outubro de 2019 este trabalho especializado vem sendo reforçado no distrito de Vicente de Carvalho. Assim como em São Vicente, onde 15 quilômetros de redes de água passaram por esse tipo de inspeção.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*