Sabesp certifica estações de tratamento de esgoto com selo de sustentabilidade

Programa da Companhia estimula a adoção de ações sustentáveis nas unidades, beneficiando diretamente o meio ambiente

A Sabesp certificou mais cinco de suas estações de tratamento de esgoto (ETEs) com o selo de ETEs Sustentáveis, totalizando em 2020 seis unidades certificadas entre as 18 inseridas atualmente no Programa ETEs Sustentáveis, criado pela Companhia para desenvolver e disseminar a cultura da sustentabilidade. A iniciativa estimula a adoção de ações para aprimorar a gestão operacional e o desempenho ambiental das unidades que tratam do esgoto, promovendo o aproveitamento dos subprodutos gerados no processo – biogás, lodo e efluente – como recursos sustentáveis.

Criado em 2019, o programa mantém um sistema de certificação organizado em três níveis de evolução, avaliados com base em critérios específicos a serem alcançados pelas estações de tratamento de esgotos. Para ser certificada no Nível 1, a ETE deverá ter equacionado e implantado soluções sustentáveis para a destinação do lodo, do efluente e dos gases gerados pelo tratamento. O Nível 2 é alcançado quando a ETE, além de atender as exigências do nível 1, adotar ações de eficiência e geração energética ou a venda de algum produto gerado a partir das soluções implementadas. Já o Nível 3 requer o atendimento das três condições simultaneamente: usos benéficos para o lodo, gases e efluente, a eficiência e geração energética mais a venda de produtos para utilização no mercado.

“Esse trabalho de ETEs Sustentáveis é um trabalho de toda a Sabesp, todos colaboram para que possamos ter as unidades sustentáveis. A Sabesp, como uma Companhia que melhora a qualidade de vida das pessoas através do saneamento, melhora também a qualidade do nosso meio ambiente”, disse o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, durante o evento online de certificação.

A cerimônia online de certificação teve a participação dos diretores, superintendentes e colaboradores da Sabesp. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC, em São Paulo, foi certificada com o Nível 2. Já a certificação do Nível 1 foi dada à ETE Alves, no município de Ribeirão Grande; à ETE Cesário Lange, em Cesário Lange; à ETE Humaitá, em São Vicente; e à ETE Turvo, em Monte Alto. Em 2019, primeiro ano do programa, a ETE Várzea Paulista, em Várzea Paulista, já havia sido certificada com o Nível 1.

O Programa Corporativo ETEs Sustentáveis envolve diferentes áreas da Sabesp e está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU em favor do desenvolvimento e da sustentabilidade. A Companhia tem compromisso com esses objetivos e com o Pacto Global, iniciativa também da ONU que estimula as empresas a adotar políticas corporativas de responsabilidade social e sustentabilidade. A Sabesp é signatária do pacto desde 2007.

Além das ETEs certificadas, as outras 12 estações de tratamento de esgoto já fazem parte do Programa ETEs Sustentáveis e estão desenvolvendo uma série de ações e melhorias em seus processos, em direção à sustentabilidade.

ETE Humaitá – A superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Olivia Mendonça, participou da cerimônia online e falou do histórico desta estação de tratamento de esgoto localizada na área continental de São Vicente. “O trabalho na ETE Humaitá começou há cinco anos até consolidar o selo de sustentabilidade. A estação, inaugurada em 1986, está localizada num local de alta vulnerabilidade social e tinha um histórico de depredações, invasões, furtos e uma cultura de acúmulo de lixo e entulho no muro de delimita a área. Com as melhorias – entre aquisição de novos equipamentos, recuperação de estruturas – iniciou-se um processo de revitalização contínua até chegar a esta etapa”, disse a superintendente, comprometendo-se com o dever de seguir honrando os compromissos do Programa, de assegurar o cumprimento daquilo que é exigido e de disseminar na Baixada Santista a cultura da sustentabilidade.

Duas datas marcam esta conquista: Em 2016, a Sabesp implanta nesta estação um Sistema de Gestão Ambiental para maior eficiência nos procedimentos e controles e que avança junto aos programas corporativos de licenciamento ambiental, de outorgas e redução de emissão de gases de efeito estufa. E em 2018 o Projeto Sabesp na Comunidade – Muralismo na ETE Humaitá foi consolidado com a mobilização de funcionários e moradores da região, que desenvolveram atividades e entregaram, em maio, a revitalização da calçada e muro frontal desta ETE com o tema “Há flores em tudo o que vejo”, que se mantêm preservados até o momento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*