Residencial para idosos é intimado a encerrar as atividades em Santos

Foto: equipe Sevisa

Um residencial para idosos  localizado na Ponta da Praia, foi intimado pela Prefeitura de Santos a encerrar imediatamente as atividades na tarde desta terça-feira (9) em uma força-tarefa conjunta das secretarias de Saúde (SMS) e de Finanças (Sefin). Várias irregularidades foram encontradas no local, como falta de alvará, higiene, acessibilidade, entre outras.

A Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) ainda lavrou multa de R$ 10 mil ao estabelecimento. A ação teve apoio da Guarda Civil Municipal.

O pedido de alvará da instituição já havia sido indeferido pela Sefin, pois a atividade não é permitida na via onde estava estabelecida, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município.

Não havia condições ideais de acessibilidade ao pavimento superior para pessoas com mobilidade reduzida: os idosos precisavam usar a escada, que não tinha guarda-corpo.

De forma geral, más condições de higiene foram identificadas em todos os cômodos da casa, em especial o acúmulo de sujeira em ventiladores e persianas, o que pode contribuir para reações alérgicas.

Pelo controle de armazenamento de medicamentos, foi constatada ainda a administração de remédios aos idosos sem prescrição médica.

“O objetivo da operação é identificar irregularidades nas instituições e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violação contra os idosos, em qualquer lugar que ela esteja acontecendo”, destaca Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*