Rede de fibra ótica garante qualidade e agilidade dos serviços públicos em Praia Grande

Praia Grande possui a Infovia, uma rede de fibra ótica que  revolucionou diversos serviços públicos municipais. Além de facilitar  o trabalho administrativo da Prefeitura, com a inovação, o Município  tornou-se referência em tecnologia voltada a diversas áreas, entre  elas segurança pública e educação.

A Rede Infovia começou a ser implantada na Cidade em 2002 e é  responsável por garantir o tráfego de informações como imagens, sons,  textos e sistemas. Atualmente, são 330 km de cabos de fibra ótica, 220  subterrâneas (através de tubulações no subsolo) e 110 em instalações  aéreas (junto com fiações de energia), abrangendo 80% da Cidade.

Este foi um dos motivos que atraiu a empresa mundial Google a escolher  Praia Grande para receber o maior cabo submarino do mundo,  possibilitando, a partir do equipamento que passa por Praia Grande,  interligar ao mesmo tempo o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados  Unidos, aumentando consideravelmente a velocidade de conexão de  internet entre a América do Norte e a do Sul.

A cada equipamento público inaugurado ou reformado na Cidade ou a cada  nova demanda de ampliação da rede de monitoramento, o sistema  municipal aumenta sua capacidade e, com isso, a agilidade e eficiência  dos serviços à população. Atualmente, todos os prédios municipais,  incluindo o Paço, as unidades de Saúde, Educação, Segurança,  Assistência Social, Esportes, Transportes, Trânsito e todas as outras  áreas são conectados ao sistema da Infovia.

Para se ter uma ideia dos benefícios para a população da Cidade, na  área da segurança pública, por exemplo, hoje Praia Grande possui mais  de 3.036 câmeras de monitoramento. Além das opções de reconhecimento  ótico de caracteres (OCR), com tecnologia capaz de identificar os  veículos que entram ou saem da Cidade, a Prefeitura investe em  modernos softwares com tecnologia de ponta, como reconhecimento facial  e vídeo analítico, aumentando a segurança da população e de turistas e  diminuindo os índices de vandalismo. Outro destaque é que, através do  monitoramento, a população pode acompanhar as imagens da Cidade em  tempo real através da página da Prefeitura.

Na educação, a tecnologia da Infovia beneficia os mais de 53 mil  alunos das 78 escolas municipais. A tecnologia existente nas escolas  municipais de Praia Grande serve de referência quando o assunto é o  aprendizado dos alunos. Esta semana, inclusive, a Prefeitura lançou  mais uma novidade, a era digital das unidades de ensino por meio do  programa Educação do Futuro. Além disso, a Prefeitura fará em breve o  lançamento de outras ações como o Projeto Frequência Online, que está  em operação em uma unidade como projeto piloto e consiste no registro  da presença diária do aluno na escola por meio de sistema  informatizado e acompanhado digital.

Na saúde, o projeto permite que usuários da rede pública tenham seus  prontuários online, ou seja, procedimentos médicos podem ser acessados  em qualquer unidade da rede, permitindo um acompanhamento mais  eficiente do histórico dos pacientes.

Infovia – As informações da Infovia chegam até a Prefeitura através do  Centro de Processamento de Dados (CPD) e do Centro Integrado de  Comando e Operações Especiais (CICOE) e toda a gestão é realizada por  funcionários públicos. A gestão é feita pela Secretaria de  Administração (Sead).

A primeira fase do projeto da rede de fibra ótica foi inaugurada em  Praia Grande em dezembro de 2002 e abrangia com cabos subterrâneos  apenas as Avenidas Presidente Kennedy, Marechal Mallet, Presidente  Costa e Silva e Presidente Castelo Branco. O plano foi evoluindo junto  com o crescimento da Cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*