Raquel Chinni participa de audiência com Ministro da Saúde sobre vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Praia Grande participou de reunião online com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FPN) sobre a imunização contra a Covid-19 . Entre os assuntos debatidos nesta quinta-feira (14) estavam a quantidade de vacinas no Brasil, a aprovação da Anvisa e cronograma de vacinação.

Segundo o ministro da Saúde, com a aprovação da Anvisa que ocorrerá até domingo (17), deverão ser distribuídas 8 milhões de doses ainda em janeiro, sendo 2 milhões de doses da Astrazeneca e 6 milhões de doses para uso emergencial produzidas pelo Butantan.

 “Para o Brasil, perto de sua população total, isso não é nada, mas se vacinarmos esta quantidade de pessoas seremos o País que mais vacinou em uma só tacada sua população. Até segunda-feira essas doses estarão nos estados, que farão a logística aos municípios”, explicou.

Pazuello ainda afirmou que a vacinação simultânea no País deve ocorrer no próximo dia 20, e a distribuição das doses será de forma proporcional obedecendo os grupos determinados, que são os profissionais de saúde, idosos, indígenas e quilombolas.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, destacou que das iniciais 8 milhões de vacinas, deve-se levar em conta a peculiaridade do intervalo de tempo de aplicação da segunda dose, sendo que a Astrazeneca tem um intervalo maior, de três meses, enquanto a CoronaVac de três semanas. “É preciso continuar cumprindo o distanciamento social e as regras sanitárias. Todas as cidades receberão as duas vacinas”, disse.

Alguns representantes de cidades das capitais reforçaram a necessidade também de priorizar a vacinação dos profissionais de Educação.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, que participou do encontro virtual considerou produtiva a reunião. “Parabéns à Frente Nacional pela organização desta importante audiência com o Ministro da Saúde. Em Praia Grande, já temos definições importantes e estamos preparados para aplicar as doses. Aguardamos a definição da data que serão enviadas aos Estados e aos municípios, a logística e quantidade”.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, explicou que a Cidadjá se prepara há dias para receber as doses. “Estamos trabalhando de forma integrada para que a população seja atendida da melhor forma possível. Esta reunião foi boa porque nos dá um direcionamento nacional. Praia Grande já se programou para sua execução”.

Vacinação – O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 em Praia Grande integra diversas secretarias Municipais, entre elas Saúde, Educação, Trânsito, Procuradoria Geral. O Município está preparado para receber as doses e aplicá-las e seguirá o cronograma determinado.

Assim que obtiver as informações de quantas doses virão para o Município, serão divulgados os equipamentos públicos que imunizarão os grupos pré-determinados. A vacinação da população não ocorrerá nas Usafas para não atrapalhar o atendimento de rotina das unidades, mas terão polos de vacinação distribuídos de acordo com a geografia da Cidade, contemplando todas as regiões.

Os acamados que têm cadastro nas Unidades de Saúde serão vacinados em casa, e os que não têm, um responsável deve fazer o cadastro na unidade mais próxima de sua casa. As instituições que acolhem idosos também receberão a vacina no local

No primeiro grupo estão os profissionais de saúde, quilombolas e indígenas. A cada semana um grupo de idosos será acrescentado a ação: acima de 75 anos, depois acima de 70, acima de 65 e, finalmente acima de 60. A previsão de aplicação da 2ª dose é a partir de 15/2 respeitando o intervalo de 21 dias.

Para a aplicação das vacinas a Prefeitura está trabalhando em parceria com as universidades e escolas técnicas que possuem cursos na área de saúde. Já se colocaram à disposição e a expectativa é que em torno de 200 alunos possam fazer parte da campanha de vacinação. A Administração Municipal também fará contratação temporária de profissionais do setor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*