Raquel Chini é eleita prefeita de Praia Grande

Candidata do PSDB venceu segundo turno com 53,52% dos votos

Rachel Chini é a nova prefeita de Praia Grande. A candidata do PSDB venceu a disputa do segundo turno com 53,52% dos votos. Foram 75.739 votos recebidos. A partir do dia 1º de janeiro de 2021, Raquel será a primeira mulher a atuar como chefe do Executivo na história do Município.

“Este é um momento especial para Praia Grande. Os moradores se uniram e deram a resposta nas urnas. Todos querem a cidade no rumo certo. Agradeço o apoio que recebi e o voto de confiança. Podem ter certeza que farei de tudo para honrar esta responsabilidade. Vamos dar continuidade ao trabalho do prefeito Mourão e seguir com o desenvolvimento de Praia Grande”, declarou Raquel.

Centenas de apoiadores da nova prefeita foram até o comitê central, no Bairro Boqueirão, festejar a vitória nas urnas. Raquel comemorou ao lado de seus eleitores e também do seu vice, Reco Passos, Alberto Mourão, Maruca, Cássio Navarro, Alexandre Cunha e vereadores eleitos.

“Foi uma campanha conturbada. Nós sempre buscamos a discussão de propostas factíveis. Diferente do outro lado que só iludiu as pessoas. Sofremos com fake news, ataques de robôs nas redes sociais. Enfim, o bem venceu. Agora é trabalhar duro para aprimorar os serviços ofertados para a população e, desta forma, dar mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou Raquel.

Currículo – Nascida em 3 de setembro de 1958, filha de Dante Chini  e Fanni Gonçalves Chini, é mãe de Gabriel Chini de Sá (in memorian) e avó da pequena Gabriela Pupo Chini de Sá, de 4 meses.Desde criança frequentava Praia Grande, até que em 1969 mudou-se para a Cidade.

Aos 12 anos começou a trabalhar em uma loja de roupa na Avenida Costa e Silva, no Boqueirão; trabalhou também no consultório do dentista Ézio Dall´Acqua e na Delta Phi Construtora, onde se encantou pela área da construção civil. É sócia fundadora da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande.

Raquel Auxiliadora Chini formou-se em Engenharia Civil em 1982, pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, é graduanda em direito pela Faculdade Praia Grande; e pós-graduada em Informática.

Iniciou sua carreira no Poder Público em 1993, quando foi convidada pelo Prefeito Alberto Mourão para assumir a secretaria de obras do Município, permanecendo até 1996. A primeira mulher a ocupar a Secretaria de Obras no Município em uma gestão que ficou marcada pela transformação e desenvolvimento de Praia Grande.

Foi diretora técnica da autarquia Prodepg, entre 1997 e 1998, e superintendente da mesma entidade em 1998 e 1999, acumulando ainda a Secretaria de Governo. Foi superintendente e autoridade de Trânsito, no biênio 1999/2000. De 2001 a 2004, atuou como autônoma na área de projetos, construção e assessoria em documentação.

Em 2005 retornou para a Prefeitura de Praia Grande, assumindo o comando da Secretaria de Gestão Patrimonial, onde permaneceu até 31 de dezembro de 2008, cuidando da manutenção de prédios públicos e da frota. Assumiu a Secretaria de Serviços Urbanos em 2009 e ficou até o ano seguinte. De 2011 a 2012, foi secretária de Urbanismo e Meio Ambiente.

Com a criação da Secretaria de Transportes, Raquel Chini foi a primeira a assumir a pasta de 2013 a 2015, e pela excelente gestão foi convidada novamente para liderar a Secretaria de Transportes no quinto mandato de Alberto Mourão, assumindo em 2016, permanecendo até 2019.

Participou da discussão do projeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Baixada Santista, buscando uma solução de mobilidade urbana para Praia Grande e Litoral Sul, com proposta de novo traçado para o VLT e integração com BRT (Ônibus de Trânsito Rápido).

Foi por duas vezes, de 2014 a 2016, vice-presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, e graças à boa gestão foi conduzida a presidência do órgão no período de 2017/2018.

Com profundo conhecimento das peculiaridades de cada cidade e visão macro da Região Metropolitana da Baixada Santista, Raquel Chini assumiu em maio de 2019 a diretoria executiva da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), pautando importantes projetos e discussões em áreas de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana,  sendo convidada para ministrar palestras em importantes eventos, como um dos mais recentes, “A Região em Pauta”, onde defendeu mais transparência e integração entre os municípios e maior proximidade entre as esferas governamentais.

Pela dedicação ao desenvolvimento e progresso de Praia Grande, mãe, avó, esposa e mulher que superou desafios, com liderança e experiência governamental, unindo razão e humanização, Raquel Chini ainda foi homenageada recebendo, em 2019, o título de Cidadã praia-grandense.

Ao lado do Prefeito Alberto Mourão, por mais de 30 anos, Raquel absorveu o aprendizado e a liderança, ajudou a construir e participou da transformação de Praia Grande, conhecendo o macro e o micro, a peculiaridade de cada pedaço, de cada bairro de Praia Grande. Sempre superou as adversidades com a garra, senso de justiça, determinação e humanização, características das mulheres.

Com lealdade, equilíbrio, comprometimento, transparência, inteligência, integridade e cidadania, Raquel Chini é uma das escritoras da linda história de desenvolvimento de Praia Grande.

Raquel tem experiência no comando de diversas secretarias, profundo conhecimento de todas as áreas da Prefeitura, além da afinidade com os princípios administrativos e da filosofia de trabalho adotada durante as cinco gestões e da amizade de mais de três décadas em que acompanhou Alberto Mourão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*