Prossegue greve parcial nos ônibus de Cubatão

Continuará  a greve parcial dos 120 motoristas e demais trabalhadores da viação Fênix, que opera as 12 linhas do transporte coletivo em Cubatão. Em audiência de instrução e conciliação na tarde desta quarta-feira (10), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) concedeu prazo de sete dias para a empresa responder as reivindicações dos trabalhadores.

Nesse período, o sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região continuará cumprindo liminar do TRT determinando o número mínimo de veículos em circulação.

Pendências reconhecidas

Concedida na tarde de segunda-feira  mesmo dia em que começou a greve, a liminar determina que 70% da frota circulem das 6 às 9 e das 16 às 19 horas. Nos demais horários, 50% dos 34 ônibus.

Na audiência desta quarta-feira, a Justiça do Trabalho ouviu do representante da empresa a confissão de que realmente não foi reajustado o salário do pessoal com base no índice de 7,59% na data-base de maio.

O preposto da viação reconheceu também outras pendências, entre elas a da classificação dos motoristas do setor convencional e de problemas no intervalo de almoço dos empregados.

Sem prejuízo dos estudantes

O representante da prefeitura, por sua vez, comprometeu-se a conversar com a empresa sobre seu desequilíbrio econômico, que será tratado na audiência da semana que vem, marcada para as 17h30.

O tribunal aventou a possibilidade dos trabalhadores operarem 100% da frota, mas o vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, argumentou que a decisão deles era a de manter a greve.

O sindicalista ressaltou, porém, que apesar da liminar determinar a circulação de 70% dos ônibus escolares, os motoristas resolveram rodar 100% dos 11 veículos para não prejudicar os estudantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*