Professora aposentada de 92 anos recebe homenagem de ex-aluna em escola municipal de Santos

Foram quase 30 anos em sala de aula e, mesmo estando aposentada há 39 anos, Maria de Lourdes São Marcos, de 92 anos, foi a homenageada na UME Mário de Almeida Alcântara (Valongo), em alusão ao Dia do Professor, comemorado neste sábado (dia 15).

Maria de Lourdes começou a dar aulas após se casar, quando tinha 25 anos, e se aposentou em 1983. Sempre foi professora da rede municipal de Ensino. Lecionou em escolas como UME Olavo Bilac, Escola André Freire, UME Martins Fontes e UME Antônio de Oliveira Passos Sobrinho, além da UME Mário de Almeida Alcântara, onde recebeu a homenagem, esbanjando elegância.

A ideia da homenagem à professora Maria de Lourdes veio de uma de suas alunas: Cleide Augusto, hoje com 66 anos. Cleide é professora aposentada e conta que Maria de Lourdes foi sua primeira professora, em 1964, no primeiro ano do ensino fundamental. Ela conta que uma das marcas das aulas dela eram as canções que entoava com os alunos. “Cantava muitas musiquinhas com a gente, dava muito valor para os cadernos feitos em dia e eu guardo tudo até hoje”, comentou Cleide, que disse, também, que a professora era muito educada e querida por todos os alunos.

Cleide conta que elas se reaproximaram há alguns anos e que dessa amizade surgiu a vontade de retribuir todo o carinho da mestra com uma surpresa. A visita à escola foi marcada pela Cleide, que fez o convite para que dona Maria de Lourdes a acompanhasse. Elas entraram na unidade e já foram recebidas pela equipe gestora e por outro ex-aluno, o professor Jorge. A professora Maria de Lourdes disse ter encontrado uma escola muito diferente. “Há muitos anos eu não entro na Mário Alcântara”. A escola está muito melhor, maior e mais bonita!”, comentou.

Cleide mostrou a Maria de Lourdes a medalha que recebeu da professora como melhor aluna, o uniforme usado à época, seu primeiro caderno e fotos da formatura, deixando claro que a professora foi uma inspiração para que ela se tornasse educadora.

O professor Jorge Antonio Souza, de Língua Portuguesa, da UME Mário de Almeida Alcântara, foi aluno de Maria de Lourdes em 1977, na segunda série C. “Eu sou extremamente grato pelo que ela e tantos outros educadores fizeram por mim e por tantas outras crianças, que eram moradores dos morros São Bento e Pacheco e do entorno dessa unidade de ensino. Na época, a escola era o único espaço de convivência, de cultura, de informação, de formação, porque educação a gente trazia de casa, mas aqui eu acho que foi a construção mesmo da autonomia como ser humano”.

Jorge contou, ainda, que ficou muito emocionado quando encontrou Maria de Lourdes, pois, segundo ele, ela continua com o mesmo olhar, o mesmo jeito e o carinho com que lecionava há mais de 50 anos. “Ela era uma professora bastante rigorosa conosco, mas muito amorosa. Ela é uma professora em essência!”.

A homenageada se disse surpresa com o carinho com que foi recebida. “Estou surpresa… eu não esperava que eu fosse ser assim tão acarinhada”, comemorou Maria de Lourdes, deixando uma mensagem para os professores que estão nas salas de aula: “os professores precisam gostar dos alunos, ter paciência e ser amigo deles”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*