Presidente Joe Biden faz visita surpresa a Kiev

O presidente dos Estados Unidos  Joe Biden, fez nesta segunda(20) uma visita surpresa à Ucrânia. Ele andou pelas ruas de Kiev ao lado do chefe do Executivo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Falando ao lado de Zelensky no Palácio Mariinsky o democrata anunciou US$ 500 milhões em assistência adicional à Ucrânia.

 Disse que os detalhes serão divulgados em alguns dias, mas adiantou que o pacote incluiria mais equipamento militar, como munição de artilharia.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden disse que a viagem visava reafirmar o compromisso “inabalável” dos EUA “com a democracia, a soberania e a integridade territorial” da Ucrânia.

 “Quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin lançou sua invasão há quase 1 ano, ele pensou que a Ucrânia estava fraca e o Ocidente estava dividido.

Ele pensou que poderia sobreviver a nós. Mas ele  estava absolutamente errado”, declarou Biden. “Ainda esta semana anunciaremos sanções adicionais contra as elites e empresas que estão tentando fugir ou preencher a máquina de guerra da Rússia”, lê-se no comunicado da Casa Branca.

Durante a visita, Zelensky disse que a ida de Biden é um sinal “extremamente importante” de apoio à Ucrânia e aos ucranianos. “O 1º telefonema com o apoio à Ucrânia foi da Casa Branca. Obrigado por sua liderança. Agradeço também pelo apoio bipartidário, pelo apoio do Congresso”, disse Zelensky a Biden.

 Em discurso depois do encontro, o presidente dos EUA lembrou da conversa que teve por telefone com Zelensky no início da guerra. Disse recordar de ter perguntado como os norte-americanos poderiam ajudar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*