Prefeitura tem mais de 62% das metas da gestão cumpridas e em  andamento avançado

Dados confirmam que prefeita Raquel Chini cumpriu o planejamento dos 2 primeiros anos de gestão

Praia Grande está prestes a completar 56 anos de emancipação  político-administrativa e é considerada uma das principais cidades da  Baixada Santista, referência em infraestrutura e progresso. Para que o  Município continue no caminho do desenvolvimento, a Administração  Municipal segue trabalhando no cumprimento das metas do Plano de  Governo da gestão 2021-2024. Conforme o relatório oficial de metas,  elaborado pela Secretaria de Governo (Seg), até novembro de 2022, a  Prefeitura registrou 62,84% de metas cumpridas e em andamento avançado.

O número positivo reflete como resultado de programas contínuos,  projetos e ações desenvolvidas em todas as áreas do serviço público  municipal: Educação, Saúde, Segurança, Emprego e Desenvolvimento  Econômico, Meio Ambiente e Limpeza Urbana, Habitação, Infraestrutura,  Obras Públicas, Urbanismo e Obras Particulares, Cultura e Turismo,  Finanças, Juventude, Esportes, Trânsito e Transportes, Cidadania,  Assistência Social e Funcionalismo.

De acordo com a prefeita Raquel Chini, o Plano de Governo foi criado  para garantir que o Município continue desenvolvendo seu amplo  potencial de crescimento sem perder a qualidade de vida.  “Praia  Grande tem, segundo as estimativas, um amplo aumento demográfico todo  ano e por isso é fundamental que a Prefeitura aumente a oferta de  serviços e programas em todas as áreas. Nosso desafio é manter a  qualidade dos programas consolidados e implantar novos que vão ao  encontro do progresso e desenvolvimento”.

A chefe do executivo ressaltou que, apesar das dificuldades impostas,  a Administração cumpriu seu papel, garantindo a manutenção e ampliação  de diversos serviços e o mais importante, manteve o potencial de  investimentos. “Chegamos à metade da gestão com o compromisso de  continuar trabalhando em prol do desenvolvimento da Cidade, do  atendimento humanizado nos espaços públicos e de ações que promovem a  qualidade de vida dos moradores. Graças ao planejamento, gestão e  relevantes investimentos, Praia Grande continua ocupando uma posição  de destaque no cenário nacional, com desenvolvimento econômico  acelerado, atraindo cada vez mais investidores e novas empresas dos  mais diversos segmentos, o que movimenta a economia e a geração de  empregos”.

Metas – A Secretaria de Governo (Seg) é responsável por realizar o  monitoramento das metas e compor o relatório com informações do  trabalho de todas as pastas municipais no desenvolvimento dos projetos  e serviços.  O acompanhamento é mensal e transparente. O secretário de  Governo, Cássio Navarro, destacou que o trabalho da SEG de acompanhar  as metas mensalmente é necessário para ter um panorama do trabalho de  todas as secretarias e, se necessário, exigir agilidade no cumprimento  dos trabalhos. “Através do relatório de metas, a Prefeitura presta  contas à população. Após dois anos de gestão, mesmo com os problemas  causados pela pandemia que se estendeu em todo ano de 2021, e seus  impactos econômicos, a Administração de Praia Grande garantiu ações  inovadoras e a ampliação de serviços em benefício dos munícipes e do  desenvolvimento econômico”.

Próximos planos – Os trabalhos na Prefeitura de Praia Grande  continuam. Em cumprimento às ordens de serviços assinadas pela  Prefeita Raquel Chini, a Administração tem desenvolvido trabalhos em  todas as áreas.

A secretaria de Finanças, avalia, através de uma comissão especial de  estudos, em conjunto com a Secretaria de Assuntos Institucionais e  outras pastas, possibilidades para implantação de um auxílio  financeiro aos estudantes da Cidade que cursam período integral em  instituições públicas. Entre outros projetos, inclusive a concessão de  incentivos fiscais para empresas que ofereçam oportunidade de primeiro  emprego para jovens, as pastas seguem elaborando minutas de legislação  para concessão dos benefícios.

A Secretaria de Habitação tem adotado as medidas necessárias para o  trabalho de regularização fundiária de diversas áreas da Cidade, por  exemplo, loteamentos do bairro Guilhermina, Tupi, Real, Mirim, Nova  mirim, Ribeirópolis e Glória.

A Secretaria de Saúde, por sua vez, trabalha com planejamento para  cumprir a ordem de serviço de ampliação de leitos do Irmã Dulce já no  início de 2023; bem como o ambulatório de traumatologia do hospital,  ambulatório de saúde animal, ambulatório de saúde da mulher e  construção de unidades de saúde nos bairros Canto do Forte/Xixová,  Melvi, Aviação e Vila Sônia com entregas previstas para 2023 e 2024.

Na Educação, os projetos incluem novas unidades de ensino infantil e  fundamental nos bairros Ribeirópolis, Vila Sônia e Melvi e ampliação  das E.M. República de Portugal, no Guilhermina; Pablo Trevisan, no  Anhaguera; Sérgio Dias de Freitas, Cidade da criança; Ronaldo Lameira,  no Sítio do Campo. Além disso, está em andamento o projeto de  ampliação do almoxarifado para uso do setor de alimentação escolar,  com revitalização e adaptação para acessibilidade da área  administrativa da Seduc e implantação da plataforma G-Suit Google For  Education para modernização do ensino municipal.

A Secretaria de Meio Ambiente tem tomado as providencias para a  obtenção do licenciamento ambiental para abertura e implantação da  futura Av. marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

A pasta de Esportes trabalha para o cumprimento da implantação de  campos com grama sintética nos bairros Melvi, Tupiry, São Jorge e  Canto do Forte; revitalização do Campo Galo de Ouro, no Nova Mirim. Na  área de Urbanismo, a Pasta realiza projetos para implantação de  parques nos bairros Ribeirópolis, Nova Mirim, Quietude e São Jorge.

Na Assistência Social, a implantação de unidade de acolhimento  institucional para pessoas em situação de rua no Bairro Boqueirão está  em andamento, assim como a implantação de uma Instituição de  Acolhimento (Casa de Estar) para pessoas em situação de rua. Além  disso, a Pasta trabalha em estudos, junto com a SEAI, para ampliação  do PAD – Programa de Apoio Ao Desempregado, com projeto de reserva de  vagas para pessoas em situação de rua. Estudos para implantação do Bom  Prato no Quietude, Trevo e Vila Sônia, seguem aguardando autorização e  demais ordens do Governo do Estado.

A Secretaria de Obras públicas atua em projetos para acompanhamento e  contratação de obras de pavimentação e drenagem do bairro Princesa;  acompanhamento das obras de implantação do canal princesa;  desassoreamento dos canais Acaraú Mirim, Vila Sônia e DER;  prolongamento do canal dos Japoneses; implantação de comporta no  entroncamento do canal do Guaramar com canal dos Japoneses;  reurbanização da Avenida Sérgio Gregório de Freitas e Rua João Roberto  Correia; desassoreamento das galerias de drenagem de diversas vias de  Praia Grande; retificação e revestimento de trecho do canais Quietude  e Guaramar;  e obras de substituição de sextavados por pavimento  asfáltico em diversas ruas do bairro canto do Forte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*