Prefeitura e Polícia Civil lançam aplicativo para localizar crianças perdidas na praia

Uma importante ferramenta para quem frequenta as praias da Cidade foi  lançada na manhã desta segunda-feira (27), no Paço Municipal. Trata-se  do aplicativo Kd Você, desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da  Polícia Civil, e que vai auxiliar na localização de crianças e idosos  perdidos nas praias. O aplicativo já está em funcionamento.

Por meio do aplicativo, é possível cadastrar os dados da criança ou do  idoso, inclusive com foto para identificação. O cadastro pode ser  prévio, por exemplo, antes de ir à praia, ou até mesmo após a  eventualidade acontecer. Dessa forma, uma espécie de banco de dados é  formada.

O dispositivo, pioneiro em todo o Estado de São Paulo, foi apresentado  pelo delegado responsável pela Divisão de Tecnologia, Luiz Fernando  Ortiz; e pelo diretor de Inteligência da Polícia Civil, Caetano Paulo  Filho.

De acordo com Luiz Fernando Ortiz, caso a criança se perca na praia,  os pais ou responsáveis acionam um alarme, informando a situação. Por  outro lado, quem encontrar uma criança perdida, vai poder comunicar a  localização. “Porém, quem encontra não tem acesso aos dados pessoais,  na verdade, a informação chega às autoridades, no caso a Guarda Civil  Municipal (GCM), que presta o atendimento, devolvendo a criança aos  responsáveis”.

Por enquanto, o recurso pode ser acessado pelo celular ou computador  pelo endereço kdvoce.policiacivil.sp.gov.br e não está ainda  disponível nas lojas de aplicativos dos smartfones. “Estamos fazendo  algumas adequações e, em breve, será possível localizar diretamente  nas lojas de aplicativos. Também pretendemos possibilitar o acesso por  QR Code nas pulseirinhas de identificação que são tradicionalmente  distribuídas nas praias”, explicou o delegado.

Para a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, o aplicativo vem ao  encontro de tantas medidas que já são tomadas pela Administração  Municipal no sentido de oferecer mais segurança e mais tranquilidade a  moradores e turistas. “Mais uma vez, Praia Grande sai na frente e  mostra como a integração com as polícias é extremamente importante.  Ficamos muito felizes em saber que nossa Cidade é a primeira a ter o  projeto e que as pessoas terão mais segurança para aproveitar nossas  praias”.

Além da Guarda Civil Municipal, os dados poderão ser acessados também  pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*