A Prefeitura de Praia Grande atingiu nesta a marca de 23 mil processos digitais registrados nas secretarias municipais graças a um sistema implantado pela Secretaria de Planejamento (Seplan). A medida reflete em organização e agilidade na tramitação de processos administrativos, além de economia aos cofres públicos.
O sistema foi implantado, inicialmente, para atender os registros necessários ao funcionamento do Cemitério Municipal. Ao longo dos últimos anos, foi sendo ampliado para outras secretarias e passou por reformulação em 2021, de modo que se adequasse à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Treinamentos foram realizados em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), resultando na capacitação de 827 funcionários e possibilitando a utilização do sistema por todas as secretarias.
O número de processos digitais equivale a 826.346 mil páginas que não precisaram ser impressas, 83 árvores preservadas e mais de 8 milhões de litros de água poupados na fabricação do papel. Representa ainda uma economia de R$ 32.144,86 na aquisição de papel A4 pela Administração, R$ 143.123,13 em consumo de água e 5.588 Kw/h de energia na produção do papel.
No âmbito da Administração Municipal, o sistema de processos digitais reflete cada vez mais na questão da desburocratização, eficiência e transparência dos serviços públicos, conforme o plano de governo da prefeita Raquel Chini. Desenvolvido por técnicos da Administração Municipal, o sistema vem sendo integrado à rotina de todos os setores. Isso facilita o trabalho do servidor, mas principalmente agiliza a realização de serviços que afetam diretamente o munícipe.
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