A Prefeitura de Guarujá entrega, nesta quinta-feira (14), às 10 horas, o primeiro Ambulatório de Animais Silvestres da Cidade. O novo equipamento fica no Parque Moacir Corrêa dos Santos (Avenida Guadalajara, 1.389 – Balneário Cidade Atlântica) e teve investimento inicial de R$ 611,9 mil, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O chefe do Executivo, Válter Suman, e outras autoridades acompanharão a solenidade.
Todo o espaço físico está concluído. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), responsável pelas tratativas de viabilização da estrutura, pondera que as obras foram realizadas em cerca de nove meses. Nos próximos dias, um edital de chamamento público a universidades e fundações que formam veterinários, deve ser publicado no Diário Oficial do Município, para o firmamento de termo de cooperação técnica que proporcionará o início do funcionamento das atividades.
O local fará os primeiros socorros de animais acidentados e resgatados por órgãos de fiscalização, a exemplo do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal (GCM), e da Polícia Militar Ambiental (PM). A proposta é que, após os atendimentos preliminares, as espécies sejam encaminhadas para espaços adequados como o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o Orquidário de Santos, além do meio ambiente, em caso de solturas.
Faça um comentário