Prefeito Kayo Amado cobra ações do Estado e Federação em entrega habitacional

Residências no Conjunto Tancredo Neves III abrigarão moradores de Santos; chefe do Executivo vicentino reforçou necessidade de recursos ao vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

São Vicente recebeu 640 novas unidades habitacionais que trarão moradia digna a 1.120 famílias que viviam em palafitas na cidade de Santos, e, a partir de agora, passam a residir no Conjunto Tancredo Neves III, no bairro Cidade Náutica, em território vicentino. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Kayo Amado, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e demais autoridades das esferas Federal, Estadual e Municipal.

 Em seu discurso, o prefeito deu boas-vindas aos novos moradores da Primeira Cidade do Brasil, mas salientou a necessidade de apoio dos governos Estadual e Federal, para que o Município possa oferecer serviços públicos dignos a toda a população. “É importante reforçar que estes cidadãos estão saindo de Santos, onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Estado é o 3º, sendo o 6º no Brasil, e vindo para São Vicente, 121ª colocada em São Paulo, e 249ª no Brasil. Uma cidade com apenas 10% da população formal no mercado de trabalho, a 590ª colocada no Estado, enquanto Santos é a 22ª”.

 Amado também apontou que o índice de pobreza registrado em São Vicente ultrapassa 18%, enquanto na Cidade vizinha, a taxa é de 8%. Além disso, ele afirmou que, até o final de junho, Santos já arrecadou mais capital do que São Vicente arrecadará até o final de 2023. “Hoje estamos aqui cumprindo um contrato assinado há dez anos. As pessoas são muito bem-vindas, mas as cidades não podem ter essa condição de desigualdade como têm hoje. Quem nasce em São Vicente não tem menos direitos de acesso a serviços públicos”, completou.

 A fala do chefe do Executivo vicentino foi prontamente reiterada pelo governador de São Paulo, que garantiu manter o diálogo estreitado com o Poder Público Municipal, a fim de disponibilizar mais recursos para São Vicente.

“O prefeito nos fez cobranças. E ele está certo. Quero garantir ao Kayo que não faltará suporte do Estado. Não vai faltar apoio na infraestrutura, na saúde e outros. É importante o prefeito fazer essa cobrança na frente do vice-presidente e da bancada federal”, pontuou Tarcísio.

 O governador ressaltou que, no Congresso Nacional, está sendo discutida a Reforma Tributária, na qual será criado um Fundo de Desenvolvimento Regional, buscando atender todos os estados do País, o que poderá, consequentemente, beneficiar São Vicente. “A grande tarefa dos nossos deputados aqui é não deixar que São Paulo fique de fora do Fundo de Desenvolvimento Regional. A cobrança do Kayo foi muito oportuna, e eu quero garantir a você, prefeito: nós vamos olhar para São Vicente. Vamos olhar para a saúde, para o transporte, a educação e, também, as pessoas que moram em palafitas aqui em São Vicente Pessoas que precisam de habitação de qualidade”.

 Também apoiando a fala do prefeito, o vice-presidente Geraldo Alckmin assegurou que, além dos recursos já disponibilizados a São Vicente, o Governo Federal se compromete a prestar suporte em demais setores. “Saúde é prioridade. Também vamos ajudar na área da Educação, com ensino infantil, creche, ensino fundamental, escola de tempo integral, ensino técnico e tecnológico para que os jovens tenham acesso a emprego”.

Também marcaram presença na solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, os deputados federais Alberto Mourão, Paulo Alexandre Barbosa e Rosana Valle, além dos estaduais Caio França, Solange Freitas, Tenente Coimbra e Paulo Corrêa Jr., os prefeitos de Santos, Rogério Santos, e Cubatão, Ademário Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Adilson da Farmácia, e secretários e vereadores municipais.

 Educação – Junto às unidades, a Cidade Náutica recebeu três novos Ambientes Municipais de Educação Integral (AMEI’s), a Emília, Narizinho e Visconde de Sabugosa, que foram visitadas pelas autoridades na manhã desta segunda-feira. O complexo de AMEI’s Tancredo Neves é composto por seis prédios.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*