
O prefeito, Alberto Mourão, realizou a assinatura da lei que institui a Política Municipal de Educação Ambiental. O evento, que ocorreu no Departamento de Educação Ambiental (DEA), também contou com o lançamento da Gincana Verde, que promete movimentar as escolas municipais até setembro.
O evento contou com a presença, além do chefe do Executivo, dos secretários de Educação, Patrícia Almeida; e do Meio Ambiente, Valdir Pereira Ramos Filho; e da diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz. Após a solenidade, os participantes visitaram a exposição organizada por instituições parceiras como a ONG Formiguinhas da Praia, o programa Ondas Limpas (consórcio entre Sabesp e Praia Grande), e a Fundação Florestal (Parque Estadual Xixová-Japuí).

Com a assinatura da lei, a Administração Municipal reforça o trabalho já realizado pelo DEA que, há quase 30 anos, desenvolve ações com o objetivo de conscientizar os alunos da rede municipal de ensino. Outro aspecto favorável é que o novo documento destaca também a necessidade de se desenvolver iniciativas a fim de ensinar a população em modo geral sobre a relevância de se ter um olhar voltado para a preservação do meio ambiente.
Neste aspecto, a Gincana Verde será uma ação prática que atingirá diretamente os mais de 56 mil alunos da rede municipal de ensino. Para a secretária de Educação, as duas ações mostram a preocupação da Administração Municipal em preservar a natureza. “O meio ambiente não pode esperar mais. Afinal de contas, a situação é urgente. Então precisamos tomar medidas emergenciais. E tanto a nova lei quanto a Gincana são exemplos práticos do que pode ser feito para tentar mitigar essa situação”.
O secretário de Meio Ambiente enalteceu mais uma vez a parceria entre as pastas municipais em prol da natureza. “Trata-se de mais um exemplo de integração entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente, com o suporte das demais que apoiaram para que esse momento acontecesse. Estamos em um momento de sinergia, com o objetivo de desenvolver novas atividades e políticas públicas. Então avançar com ações que reforçam o trabalho já realizado evidencia o propósito do nosso Município”.
Em seu discurso, o prefeito Alberto Mourão reforçou a necessidade de a sociedade, em modo geral, se tornar mais consciente. “Precisamos reverter de alguma forma, pois estamos encurtando o ciclo da natureza. A educação tem um papel fundamental neste contexto. E, no curto prazo, não temos melhor caminho do que o aluno chegar em casa e cobrar dos pais/familiares que o lixo deve ser separado corretamente. Por isso, ações como essa são necessárias. E vem muito mais por aí”.
Conscientização – Na edição deste ano, a Gincana Verde tem como objetivo conscientizar os alunos, familiares e toda a comunidade escolar sobre o descarte correto de lixo. Para isso, a ecoação trabalhará com as 78 escolas municipais para que coletem tampas de garrafas pet. Toda a iniciativa organizada pelo Departamento de Educação Ambiental abordará a temática “Tampinhas que Movem. Ação que Faz a Diferença”.
As escolas municipais serão divididas em duas categorias. Em uma ficarão reunidos os prédios educacionais que atendem à Educação Infantil, enquanto na outra estarão os de Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Gincana Verde doará todo o material arrecadado pelas unidades de ensino ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.
A competição ocorre até setembro deste ano. Uma vez por mês, as escolas municipais devem se dirigir ao Departamento de Educação Ambiental para a entrega do volume arrecadado naquele período para que seja pesado. Ao final da Gincana Verde, serão consideradas vencedoras as unidades de ensino que arrecadarem mais tampas de garrafas (peso) em cada categoria.
Faça um comentário