Praia Grande retoma de forma responsável atendimento médico nas Usafas

Planejamento da Sesap é levar o equipamento para todas as unidades

Sem deixar de cuidar dos atendimentos de síndromes respiratórias, Praia Grande retoma e intensifica, de forma responsável, os atendimentos de rotina realizados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). O objetivo é dar ainda mais atenção aos pacientes que possuem outras comorbidades, como doenças crônicas, e que necessitam de acompanhamento médico.

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, o momento de maior estabilidade no registro de casos e óbitos por covid-19 proporciona essa ampliação. “Não é vida normal, a pandemia ainda existe, mas vamos retomar esses atendimentos de forma gradativa, dando uma maior atenção às outras comorbidades. Nós não paramos, mas tem que haver uma prioridade nesse momento para que não tenhamos problemas com a saúde das pessoas no futuro”, explicou.

Num primeiro momento, até meados de agosto, 15 Usafas voltam suas atenções aos atendimentos de rotina, enquanto as outras 15 continuam oferecendo o atendimento para pacientes com sintomas gripais leves, incluindo a realização de exames laboratoriais tipo swab (cotonete).

O fluxo de atendimentos e os números da pandemia serão monitorados e analisados na primeira quinzena de agosto, com o objetivo de retomar, de maneira gradativa, o número de unidades cuja prioridade será o atendimento de rotina. “Tudo isso foi estudado, e identificamos algumas unidades com baixa demanda de covid-19. Por isso, resolvemos maximizar o atendimento das Usafas, pois hoje precisamos atender também as outras doenças”, comentou o secretário.

Os pacientes com sintomas leves devem ser acolhidos nas suas respectivas Usafas por meio de uma triagem e escuta qualificada. Nesses casos, os munícipes serão orientados e dirigidos às unidades referência de cada região que atendam esses casos de covid-19, mesmo não estando cadastrados nelas. Os casos moderados e graves devem continuar a ser encaminhados diretamente ao Hospital de Síndromes Gripais, anexo ao Hospital de Campanha de Praia Grande, situado no Ginásio Falcão, no Bairro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*