Praia Grande recebe recital do pianista Hercules Gomes no próximo dia 24

Apresentação acontecerá no Palácio das Artes, com entrada gratuita

Praia Grande receberá, no próximo dia 24 de fevereiro, a apresentação de um dos principais pianistas brasileiros da atualidade. O artista Hercules Gomes virá ao Palácio das Artes para trazer seu recital de piano “Tia Amélia para Sempre por Hercules Gomes”, em homenagem à falecida compositora e pianista pernambucana Tia Amélia. A programação terá entrada gratuita ao público presente, com início às 19 horas.

Aprovado por meio de edital do Proac 2022, do Governo do Estado, o projeto “Tia Amélia Para Sempre por Hercules Gomes” terá o pianista capixaba acompanhado de outros músicos do choro: Gian Correa no violão de 7 cordas, Henrique Araújo no cavaquinho, Alfredo Castro na percussão e Rafael Toledo no pandeiro, que buscam trazer à tona e valorizar a obra da pianista Amélia Brandão, de nome artístico Tia Amélia.

Entre seus trabalhos realizados, Hercules Gomes gravou também o CD “Tia Amélia Para Sempre”, lançado em janeiro de 2020 através do Selo Sesc, a fim de recuperar composições e a história dela na música brasileira, além de ter outros três CD’s gravados (“Pianismo”, “No Tempo da Chiquinha” e “Sarau Tupinambá”).

Somado a isso, o pianista realizou diversas apresentações como solista em orquestras no Brasil e no exterior, dedicando-se em trazer os ritmos brasileiros como choro, frevo e o maracatu para o piano virtuosístico.

Para o subsecretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Alan Queiroz, a expectativa é de casa cheia no Palácio das Artes. “Hercules Gomes é um dos expoentes do piano no Brasil. Podermos proporcionar uma apresentação dele, sem custo aos visitantes e ao Município, fomenta e incentiva a cultura da nossa Cidade. Tenho a certeza que o público comparecerá para este belo recital e terá uma noite inesquecível”, completou.

Quem foi Tia Amélia? – Considerada uma das expoentes da música brasileira em sua época, Amélia Brandão é de Jaboatão de Guararapes, cidade próxima de Recife (PE), nasceu em 1897. Mostrando sua capacidade desde criança (ela fez sua primeira composição aos 12 anos), a artista foi considerada da mesma linhagem de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, Tia Amélia teve seu tempo de glória com seu programa semanal “Velhas Estampas” na televisão carioca (1956-1966), com lançamentos de discos que foram sucesso e influenciaram vários artistas de gerações seguintes.

Endereço- O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão. O local  conta ainda com estacionamento gratuito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*